Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

Associação dos Universitários de Altaneira Desenvolve Projeto de Xadrez na Escola 18 de Dezembro




Iniciado no dia 03 de setembro na Escola 18 de dezembro, o projeto Xadrez na Escola de iniciativa da Associação dos Universitários de Altaneira- AUNA abrange os alunos do 6º ao 9º ano, na referida Escola. 
Na ultima terça-feira, 23 09, foi reproduzido no informativo Noticias em destaque pela Rádio comunitária Altaneira Fm, informações sobre o projeto, onde a universitária concludente do curso de Geografia Marinalva Rodrigues, colaboradora do projeto relata a importância deste jogo ser trabalhado na escola “ o xadrez ele é muito importante, não só por ser um jogo em si, mas como um jogo interdisciplinar que dá para se trabalhar varias disciplinas como a Geografia, Matemática e a História, é um jogo que também tende a despertar o censo critico dos alunos em relação ao racismo, ao machismo e até em relação a própria sociedade” afirmou.
Marinalva e alunos na escola 18 de Dezembro
A inclusão de alunos específicos foi citada pela professora de Arte e Formação Maria Vanda Oliveira “o melhor de tudo é a inclusão é a maneira que eles estão trabalhando com esses alunos com necessidades especificas”. Vanda cita ainda um aluno como exemplo, “e o aluno, no caso um que tem síndrome de Down ele tá conseguindo, tá aprendendo as regras” frisou.
Além de utilizar o jogo de xadrez como mais uma alternativa pedagógico sendo um instrumento de ensino. O projeto visa ainda à transformação Social. 
O Xadrez na Escola é uma ação simples que contribui efetivamente, na formação ética, intelectual, social e emocional dos estudantes. É uma ação simples que pode muitas vezes, ser a solução para um problema complexo.

Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »