Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

No país, 32% afirmam ter sofrido falta d´água nos últimos 30 dias

Em todo o Brasil, 32% das pessoas relataram ao menos uma interrupção no fornecimento de água em casa nos últimos 30 dias.

É o que revela pesquisa do Datafolha realizada entre 3 e 5 de junho, em 207 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Em maio, outra pesquisa do Datafolha, feita nos dias 21 e 22, mostrou que 35% dos moradores da cidade de São Paulo disseram ter enfrentado falta d´água nos 30 dias anteriores ao levantamento.

A nova pesquisa, nacional, é inédita e não tem dados prévios para comparação.

Dos 4.337 entrevistados, 18% afirmaram que os cortes no abastecimento ocorreram de dois a dez dias no mês. Para 7%, faltou água em apenas um dia nesse período. Mas 2% relataram que as interrupções foram diárias.

A pesquisa também avaliou o impacto do problema entre os moradores da Grande São Paulo, a principal afetada pela crise hídrica do Estado.

Nela, 40% dos entrevistados afirmaram ter sofrido com falta d´água nos últimos 30 dias -14% deles relataram cortes em um ou dois dias, e 7%, diariamente.

A empresa nega que haja um rodízio na região e diz que os casos de falta d´água são pontuais, devido a manobras técnicas na rede.A Sabesp é responsável pelo abastecimento de 33 dos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital, onde relatos de cortes diários de água, principalmente de madrugada, vêm se multiplicando nos últimos dois meses.

Fora do raio de atendimento da Sabesp, a cidade de Guarulhos, que tem 6% da população da Grande SP, passa por racionamento de água desde fevereiro, devido à crise.

FALTA LUZ
A nova pesquisa avaliou também problemas no fornecimento de energia elétrica.

Um em cada quatro entrevistados relatou ter sofrido com falta de luz nos últimos 30 dias -para 64% deles (16% do total), as interrupções ocorreram em dois ou três dias.

Só 1% do total de entrevistados relataram cortes mais frequentes, em 10 desses 30 dias.

Fonte: Folha.com / Miséria

Postagens mais visitadas