Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Exército vai perfurar mais 200 poços no Ceará

O Exército Brasileiro vai perfurar mais 200 poços profundos em 20 municípios cearenses. A perfuração dos poços faz parte da Operação Pipa, executada pelo Exército, nos Estados do Ceará e Piauí. No Ceará serão perfurados 200 poços profundos em 20 municípios. O investimento será de R$ 8,8 milhões, segundo o coordenador da Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro no Ceará e Piauí, Coronel Claudemir Rangel. “A quantidade de municípios foi definida pelo Grupo de Trabalho (GT) de abastecimento d’água que temos aqui no Comitê da Seca para acompanhar essas demandas”, informou o secretário do Desenvolvimento Agrário e Coordenador do Colegiado, Nelson Martins. O GT é formado pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará e Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra).
Os municípios beneficiados são Crateús, Nova Russas, Quiterianópolis, Catunda, Ipaporanga, Alcântaras, Morrinhos, Irauçuba, Pereiro, Potiretama, Miraíma, Canindé, Palmácia, Piquet Carneiro, Pacoti, Mulungu, Aratuba, Pedra Branca, Itatira e Ererê. O Exército Brasileiro já perfurou 61 poços profundos no Estado do Ceará desde 2012.
Além do Exército, a Defesa Civil do Estado vai instalar mais 346 poços em 58 municípios, com 56 dessalinizadores e 290 chafarizes. Segundo o major Wagner Maia, Chefe da divisão de Engenharia do órgão, as Prefeituras Municipais devem encaminhar o Plano de Trabalho para que as obras sejam iniciadas.
De fevereiro a novembro de 2013, a Defesa Civil Estadual já limpou, bombeou e instalou 317 poços profundos, com 60 dessalinizadores e 257 chafarizes, tendo investido R$ 13,34 milhões. O secretário do Desenvolvimento Agrário e coordenador estadual do Comitê, Nelson Martins, agradeceu a contribuição do Exército Brasileiro, tanto na perfuração de poços profundos como na Operação Carro-Pipa. “Estamos contando com a importante colaboração do Exército Brasileiro nessas operações que são fundamentais para o atendimento emergencial das famílias que mais precisam”.

Fonte: Ceará Agora

Postagens mais visitadas