Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

Bancos de leite humano mobilizam mães para doação


Foto: Internet 

Os bancos de leite humano do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), todos da rede estadual de saúde, convidam as mães que estão amamentando para realizar a doação de leite.

A ação tem uma estrutura voltada para atender a necessidade dos bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e, com isso, ajudar na recuperação e reduzir o tempo de internação.

Para se ter uma ideia, os bebês que nascem no HGF, por exemplo, unidade terciária que cuida de pacientes com patologias de alta complexidade, geralmente são prematuros e precisam ser alimentados exclusivamente com leite materno.

Lá o estoque é suficiente apenas para uma semana. No HGCC, onde prematuros extremos necessitam de, pelo menos, 10 a 15 litros de leite por dia, são cerca de 60 bebês internados no Centro de Neonatologia que precisam de leite humano. Além disso, o Hospital César Cals atende outras maternidades.

Para doar, é muito fácil. Basta entrar em contato com um dos bancos de leite, tirar dúvidas, receber orientações sobre amamentação e doação e agendar a visita da equipe, que vai buscar o leite na casa da doadora.

Para guardar o leite em casa, podem ser utilizados vidros de maionese ou café solúvel com tampa plástica, esterilizados. O leite deve ser conservado no congelador por até 10 dias. A coleta do leite doado é feita gratuitamente em domicílio.

As mães que estão amamentando e têm excesso de leite podem doar. Além de receber o leite doado, os bancos de leite realizam o processamento, ou seja, a pasteurização, um rigoroso processo de controle de qualidade, o fracionamento e a distribuição, além de promover e incentivar o aleitamento materno.


Fonte: Cearanews
Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »