Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Inscrições oficina de intervenção urbana


Dentro do eixo formativo do Palco Giratório 2014, que acontece de 1º a 27 de abril em Fortaleza, o Sesc realiza a “Oficina Preparatória para Performance/Intervenção urbana Cegos”, nos dias 2 e 3/4.

A formação é gratuita e acontece no Teatro Sesc Senac Iracema, das 18h30 às 22h30. Os participantes irão compor o elenco da performance/ Intervenção Cegos, do grupo paulista Desvio Coletivo.
São 50 vagas destinadas a atores, dançarinos, artistas plásticos, performers, estudantes de artes em geral, e pessoas da comunidade interessadas em aprender e vivenciar intervenção urbana. Os interessados devem ter disponibilidade para participar da intervenção urbana na sexta-feira (4), a partir do meio dia, preencher a ficha de inscrição (disponível aqui) e enviar para o email culturasescfortaleza@gmail.com.
Além disso, é necessário preencher o termo de uso de imagem (disponível aqui) e trazer no dia da oficina, devidamente assinado. Outra requisito para participar é o figurino da performance, que é obrigatório e  de total responsabilidade do participante. É necessário trazer roupa estilo executivo e que possa ser sujada com barro e argila.
Sobre a oficina
Na primeira parte da oficina ocorre a análise e o debate de material fotográfico e videográfico sobre algumas das principais referências da intervenção urbana artística e suas relações com o teatro, a dança, a performance e as artes visuais. A análise se dá acerca dos trabalhos em espaços originalmente não dedicados à fruição artística, incluindo experiências no fluxo das ruas.
Esse momento teórico da oficina será ministrado pelo Profº Dr. Marcelo Denny, da Universidade de São Paulo e pela Professora Priscilla Toscano, artista pesquisadora que participa do projeto Experimentos em Performance, desde 2011, vinculado ao Laboratório de Práticas Performativas da USP e que desenvolve intervenções urbanas desde 2009.
Na segunda parte da formação, os participantes vivenciam ações performativas centradas no conceito de oralidade, tendo diferentes espaços como ponto de partida de criação. A parte prática da oficina ficará a cargo do Profº Dr. Marcos Bulhões da Universidade de São Paulo e da artista e professora Priscilla Toscano.
Ao final da oficina realiza-se a intervenção urbana “Cegos”, no dia 4 de abril, colocando os cinquenta participantes da oficina juntamente com toda a equipe do Desvio Coletivo (SP) para atuar nas ruas de Fortaleza. Desta maneira pode-se compartilhar com a comunidade os experimentos de criação e aprendizagem da performance.
Intervenção Urbana Os Cegos  - Coletivo Coletivo (SP) / Foto: Divulgação
Intervenção Urbana Os Cegos  - Coletivo Coletivo (SP) / Foto: Divulgação
Sobre o Palco Giratório
De 2 a 27 de abril, Fortaleza recebe a 17ª edição do Palco Giratório - projeto idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc que leva espetáculos culturais para todas as regiões do Brasil. Neste ano, dentre os 20 grupos, companhias e coletivos, oriundos das cinco regiões do Brasil, o Ceará está representado por dois espetáculos que circularão o País inteiro.
Criado pelo Sesc, o Palco Giratório é um projeto cultural, que percorre o País desde 1998, e visa aproximar a arte das pessoas, fazendo um mix com apresentações locais e nacionais. O objetivo é democratizar o acesso às artes cênicas e fomentar a formação de plateia, promovendo um grande intercâmbio cultural.
O projeto, já consolidado no cenário cultural brasileiro, completa 17 anos de itinerâncias. Neste ano, o Palco Giratório leva 768 apresentações artísticas e mais de 1.200 horas de oficinas, em 126  diferentes cidades - muitas delas de forma simultânea, percorrendo todos os estados brasileiros e contribuindo para uma política de descentralização e difusão das produções cênicas no País.
Em Fortaleza, além dos 21 grupos do circuito nacional, mais oito grupos locais participam de um grande intercâmbio cultural, com apresentações no Teatro Sesc Emiliano Queiroz, no Teatro Sesc Senac Iracema, na Praça do Ferreira, no CUCA da Barra do Ceará e no CUCA do Mondubim.
SERVIÇO:
Palco Giratório 2014
Oficina Preparatória para Performance/Intervenção urbana Cegos”
Inscrição: preencher formulário e enviar para culturasescfortaleza@gmail.com, até o preenchimento das 50 vagas.
Investimento: Gratuito
- Formulário de Inscrição
- Termo de autorização de imagens

AulasLocal: Teatro Sesc Senac Iracema (R. Boris, 90 – Praia de Iracema)
Período: 2 e 3 de abril
Horário: 18h30 às 22h30
Informações: (85) 3452.9090

Fonte: SESC

Postagens mais visitadas