Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

Estado convocará 3 mil professores aprovados em concurso de 2013

O número de professores temporários no Ceará é o maior do Nordeste e o quarto do Brasil. Segundo a Seduc, o concurso vai eliminar uma série destes contratos. (Foto: Diário do Nordeste)
O Ceará tem o maior percentual de professores temporários (59,9%) no Nordeste, sendo o quarto colocado no País. A informação consta em relatório de uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). Atualmente, são cerca de 13 mil professores efetivos na rede estadual de ensino, segundo a Secretaria da Educação (Seduc). Isso significa que há mais de 7,7 mil professores com contratos temporários no Estado. Para mudar este quadro, a Seduc afirmou que irá chamar, ainda neste semestre, os 3 mil aprovados no concurso público realizado ano passado.

Previsto inicialmente para ser divulgado no dia 6 de março e adiado para o último dia 12, o resultado da seleção deverá finalmente ser divulgado na próxima semana. "Nós estamos numa transição com relação à carência de professores porque estamos nestes dias, provavelmente no começo da próxima semana, publicando o resultado fim do nosso concurso para 3 mil vagas", afirmou a secretária estadual da educação, Izolda Cela. De acordo com ela, os novos professores suprirão vagas de efetivos atualmente ocupadas por temporários. Com relação ao atraso, a gestora afirmou que a aguarda um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

"O concurso vai eliminar uma série de contratos temporários que existem hoje por conta de vagas definitivas, que existem por conta de alguém que se aposentou ou se afastou definitivamente", disse a secretária.

Entretanto, ela explicou que os professores temporários continuarão a suprir as vagas deixadas pelos efetivos que assumem outros cargos. "Há diretores e coordenadores com vagas que não podem ser substituídas em caráter definitivo. Então, vai ser sempre um professor temporário que vai substituir aquele professor que se afastou para exercer a direção da escola. Assim, nós temos aí um número grande de contratos temporários que sempre vão existir", completou.

A secretária esclareceu, em nota, que o concurso atenderá "às necessidades atuais existentes na rede estadual de ensino médio, decorrentes da reorganização curricular, aporte de agentes de suporte pedagógicos nas escolas, implantação da carga horária pedagógica para os professores em efetiva regência".

Convocação imediata

A Seduc garantiu ainda que "haverá convocação imediata dos aprovados" logo após a divulgação do resultado. As disciplinas de arte-educação, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua espanhola, língua inglesa, língua portuguesa, matemática, química e libras serão as que receberão as 3 mil vagas do certame.

Foram 37 mil inscritos na seleção que começou em setembro do ano passado. Destes, 4.486 candidatos foram classificados para a fase seguinte, prática, realizada em novembro. Houve ainda uma terceira fase, constituída de análise de títulos. O salário para a carga horária de 40 horas semanais é de R$ 2.546,08, além do auxílio alimentação no valor mensal de R$ 220,00.

A auditoria do TCU avaliou a oferta e a qualidade do ensino médio no País e, baseado em dados do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), apontou que há 3.802 professores fora da sala de aula, sendo que 3.651 atuam em atividades administrativas. Os dados são de 2012.

Projeto prepara alunos para Enem

A edição 2014 do Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem foi lançada ontem pela Secretaria da Educação. Com o objetivo de estimular os estudantes do ensino médio da rede estadual a fazerem o exame, os participantes são acompanhados em seis etapas, deste a emissão dos documentos necessários para a inscrição até o dia do teste e o ingresso no ensino superior.

De acordo com a secretária da Educação, Izolda Cela, "o programa se desenvolve ao longo do ano em ações de natureza pedagógica, motivacional e logística, para ajudar os alunos a chegarem no dia da prova", disse. Ao analisar os resultados do ano passado, a secretária se mostrou otimista. "Os números são animadores", completou.

Em 2013, 10.687 jovens da rede estadual ingressaram no ensino superior, segundo a Seduc. Um dos destaques foi Weslley Vieira, aprovado em 1º lugar no curso de Medicina da UFC/Sobral. Para ele, o programa é importante "porque abre portas, mostra como funciona o Enem". Contudo, não há segredo para conseguir a aprovação. "É estudar, se preparar e usar as ferramentas que você dispõe", disse.

Fonte: Diário do Nordeste / Miséria
Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »