Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

MDS investe R$ 76 milhões em acesso à água no Ceará

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) investirá R$ 76 milhões para financiar a construção de tecnologias sociais de acesso à água na área rural do Semiárido do Ceará. Por meio de convênios firmados com o governo estadual e com a Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC/ASA), em dezembro, serão entregues quase 14,3 mil cisternas de água para consumo e outras 3 mil tecnologias sociais que auxiliam na produção dos agricultores familiares, até o final de 2015.
Para consumo das famílias, serão construídas cisternas de placa de cimento, com capacidade para abastecer uma família com cinco pessoas por até oito meses. As tecnologias de apoio à produção agrícola podem ser cisternas do tipo calçadão, de enxurrada, telhadão ou aprisco, além de barragens subterrâneas, barreiros lonados e barreiros trincheira.
Os convênios foram realizados a partir de projetos e valores por unidade entregue. Além do processo mais simplificado, é possível acompanhar online a execução da entrega das cisternas e, ao mesmo tempo, localizá-las por meio de uma ferramenta de georreferenciamento na internet.
“Com o novo marco legal e com esse montante de investimentos, aumentamos a abrangência do atendimento, o que permite que mais famílias tenham acesso à água, e damos um passo para uma transição: estamos buscando a universalização das cisternas e ampliando consideravelmente a ação de construção de tecnologias de apoio à produção agrícola”, explica o coordenador-geral de Acesso à Água do MDS, Igor Arsky

Fonte: Ceará agora
Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »