Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Real foi a moeda que mais desvalorizou no mundo em relação ao dólar


Real está em sexto no ranking anual, com desvalorização de 14,36% Getty Images
O real foi a moeda que mais se desvalorizou frente ao dólar este mês, segundo estudo realizado pela CMA, multinacional especializada em soluções tecnológicas para o mercado financeiro.
O levantamento apontou que a moeda brasileira teve uma desvalorização de 6,09% neste mês frente ao dólar americano e ocupa a sexta colocação no ranking anual, com desvalorização de 14,36%. A coroa norueguesa foi a segunda mais desvalorizada, com variação negativa de 4,07%.
Já, na comparação anual, das 31 moedas monitoradas pelo Painel CMA Econofin, a maior desvalorização ficou por conta do rande sul-africano, que registrou 22,39%, ante a 20% do peso argentino.
Leia mais notícias sobre Economia
De acordo com a empresa, a desvalorização do Real frente ao Dólar foi potencializada por vários fatores, como as dúvidas sobre quando o Fed (banco central americano) começará a reduzir seu programa mensal de compra de bônus; o fato de o governo brasileiro ter apresentado o maior déficit fiscal para mês de setembro em 17 anos; a possibilidade do rating do Brasil vir a ser reduzido em um futuro próximo; entre outros que, em conjunto, trouxeram uma percepção de incertezas aos investidores e, consequentemente, maior volatilidade no fluxo de moedas no país e no mundo.

Postagens mais visitadas