Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Processo unificado oferta cerca de 3 mil vagas Exame 2014.1 abre oportunidade para cursos técnicos em todos os campi

A partir deste semestre, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) promoverá seu processo seletivo para os cursos técnicos de forma unificada. Assim, já para o semestre 2014.1, os 23 campi da instituição ofertarão 2.938 vagas para 100 cursos distribuídos pelo Estado, o que representa a maior oferta em um exame de seleção na história da instituição. O edital será lançado no dia 8 de novembro no portal do IFCE. As inscrições começam na segunda-feira, dia 11.
Os candidatos devem acessar o portal do IFCE para realizar a inscrição e efetuar o pagamento da taxa no Banco do Brasil. O período de solicitação de isenção também começa no dia 11. Para ser contemplados, os interessados precisam entregar documentação comprobatória (relacionada no edital) no campus onde pleiteia a vaga.
O IFCE oferece cursos nas modalidades concomitante, integrada e subsequente ao Ensino Médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Há oportunidades nos campi de Acaraú, Aracati, Baturité, Camocim, Caucaia, Canindé, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Maracanaú, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim.
A unificação do processo seletivo permitirá ao candidato escolher como local de realização das provas qualquer um dos municípios onde estão situados os 23 campi do IFCE, evitando a necessidade de grandes deslocamentos, já que o Instituto tem campi instalados em todas as regiões do Estado. Segundo o pró-reitor de Ensino, Reuber Saraiva, o maior ganho para a instituição, com a unificação dos exames, está na celeridade do processo, bem como na melhor prestação do serviço à comunidade.

Fonte: IFCE

Postagens mais visitadas