Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

Estudantes lamentam fim da Faculdade Católica

A FCC ofertava cursos de Design de Moda,Comunicação Social com habilitação em Publicidade Propaganda e Educação Física (FOTO: Divulgação)
A FCC ofertava cursos de Design de Moda, Comunicação Social com habilitação em Publicidade Propaganda e Educação Física (FOTO: Divulgação)
O encerramento das atividades da Faculdade Católica Cearense (FCC), anunciado nesta quinta-feira (17), causou indignação nos estudantes. Segundo Virgínia Duarte, estudante de Design e Moda, o anúncio foi realizado “de forma estranha” sem dar tempo para os alunos se preparem. Lara Farias, estudante do mesmo curso, diz que desde o começo do semestre já havia boatos sobre o assunto, mas nenhuma informação oficial foi passada. “Eles dizem que estão abertos (ao diálogo), mas isso não é verdade. Nunca disseram nada”.
Segundo as estudantes, a instituição não deu informações precisas durante o anúncio. Virgínia conta que a coordenação se reuniu com os professores uma hora antes de falar com os alunos. “Muitas pessoas estavam revoltadas. Foi uma coisa do nada. Do dia para a noite eles decidiram fechar a faculdade”, completa Lara.
Vírginia está no penúltimo semestre do curso e ficou triste por não poder se formar na instituição escolhida. “Daria para eu me formar neste semestre. Eu poderia ter adiantado (as disciplinas)”.  Enquanto isso, Lara cursa o 3° semestre e reclama da atitude da coordenação. “A gente pensa que não existe preocupação da faculdade pelo aluno”.
Virgínia conta que os alunos estão preocupados com o futuro acadêmico. A União Norte Brasileira de Educação e Cultura (Unbec), mantenedora da instituição, afirmou por meio de nota que foi realizada uma parceria com o Grupo Estácio para não prejudicar os alunos, mas a medida não tranquilizou a estudante. “Não sei o que é pior: ter o diploma de uma faculdade que faliu ou ir para a FIC que ainda não formou nenhuma turma na minha área”.
Ela acredita que o motivo para o encerramento das atividades é a falta de administração. Segundo ela, a instituição costumava cobrar por todos os serviços oferecidos, inclusive aqueles gratuitos em outras faculdades, como emissão de certificados. “O colégio já faliu, agora a faculdade também”.
O Fim
As atividades da FCC serão encerradas no dia 31 de dezembro. Para isso, eventos como apresentação do trabalho final e colação de grau serão adiantados. De acordo com a nota divulgada pela UNBEC, a parceria com o Grupo Estácio vai facilitar a transferência dos alunos, além disso muitos professores trabalham nas duas instituições.
História
A FCC foi fundada em 2003 pelos irmãos maristas, iniciando as atividades acadêmicas no ano seguinte. Anteriormente chamada Faculdade Marista Fortaleza, utilizava as mesmas instalações do tradicional Colégio Marista Cearense, fundado em 1913. A instituição ofertava cursos de Design de Moda, Comunicação Social com habilitação em Publicidade Propaganda e Educação Física (Bacharelado e Licenciatura).

Fonte: Tribuna do Brasil
Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »