Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Abertas inscrições para seminário sobre formação em Educação


Estão abertas, até o dia 20 de novembro, as inscrições de trabalhos e participação no seminário O Paradigma Global e Desenvolvimento Sustentável à Formação Discente e Docente em Educação. O evento, que será realizado de 5 a 7 de dezembro, na Faculdade de Educação da UFC, irá lançar a Rede e Cátedra Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (Reggen), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da Universidade das Nações Unidas (UNU). 
O seminário irá debater a diversidade de concepções teóricas e experiências na linha de pesquisa "Educação, Economia Global e Desenvolvimento Sustentável" nos campos de investigação, formação e prática educacional no Brasil e no exterior. Dentro da programação, já tem confirmadas as participações dos conferencistas: Theotônio dos Santos, coordenador-geral da Reggen e presidente do Conselho Diretor do Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES); Francisco López Segrera, professor de Educação Superior Internacional Comparada na cátedra UNESCO da Universidade Politécnica de Catalunha; e Gaudêncio Frigotto, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e membro do Conselho da Reggen.
Integra ainda as ações do seminário o curso Internacionalização da Educação Superior, ministrado pelo Prof. Francisco Segrera, de 2 a 4 de dezembro. A atividade será desenvolvida em uma etapa presencial, com carga horária de 30 horas, distribuídas em três dias, e uma etapa a distância, também com 30 horas, totalizando 60 horas-aula (4 créditos).
Interessados em inscrever-se no seminário e no curso podem obter mais informações no site do evento, ou pelo e-mail contato.reggen@ufc.br.

Postagens mais visitadas