STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.
Pesquisar este blog
Rádio Comunitária Altaneira FM 104,9 - Altaneira - Ceará - Brasil
Destaques
- Gerar link
- Outros aplicativos
Marcadores
Postado por
Unknown
Professor cego mostra em livro como ensinar física para quem não enxerga
Com
pedaços de plástico e diferentes tipos de barbante é possível criar
modelos táteis para ensinar conceitos de óptica, explica o professor
Eder Camargo, da Unesp (Foto: Arquivo pessoal/Paulo Maciel)
O professor de educação para a ciência Eder Pires de Camargo, que dá
aulas na Universidade Estadual Paulista (Unesp), reuniu em um e-book
ferramentas úteis para professores ensinarem física a alunos que não
enxergam. Lançado neste ano pela Editora Unesp, o livro avalia os
obstáculos para incluir os estudantes cegos no aprendizado de
conhecimentos como óptica, eletromagnetismo, mecânica, termodinâmica e
física moderna, e sugere formas de viabilizar a participação e o
entendimento desses alunos. O livro pode ser acessado gratuitamente pela internet.
saiba mais
Em entrevista ao G1, Camargo explicou que este é o
terceiro livro produzido por ele a respeito da educação inclusiva de
conteúdos de física. Seu quarto livro, no qual ele pretende propor
modelos teóricos para melhorar a formação dos professores nesta área, já
está nos planos.Desde 2007, ele dá aulas na Unesp para futuros professores de física e afirma que já tem obtido resultados interessantes. O professor explica que decidiu pesquisar o tema, entre outros motivos, porque perdeu a visão a partir dos 9 anos de idade. Além disso, "em ordem primeira de importância, este é tema de grande necessidade social", disse o professor.
O professor da Unesp Eder Pires de Camargo
(Foto: Arquivo pessoal)
"Pensei em estudar formas de ensinar física para um aluno com a mesma
deficiência que a minha, para facilitar o acesso desse aluno a um tipo
de conteúdo amplamente relacionado à visão, não que em sua natureza
seja, mas por uma cultura de videntes esta área do conhecimento acabou
sendo tornada dependente da visão", afirmou Camargo. Hoje, aos 40 anos,
ele tem pós-doutorado e dá aulas na graduação e pós-graduação da Unesp
em Bauru e em Ilha Solteira.(Foto: Arquivo pessoal)
O livro é resultado da pesquisa de pós-doutorado do professor, realizada a partir de 2005 sob a supervisão do professor Roberto Nardi, da Unesp de Bauru. Ele tenta driblar costumes que estão enraizados na dinâmica de uma sala de aula, onde o professor usa ao mesmo tempo sua fala e a informação visual para se comunicar com os alunos. "Se utiliza muito um tipo de linguagem que envolve o áudio e a visualização simultânea da informação. Por exemplo: 'note as características desse gráfico' (professor indica o gráfico na lousa), 'isto mais isto dá isto' (indica a equação)", explicou ele.
Dessa forma, segundo Camargo, o estudante cego não consegue participar da aula e sequer tem condições para formular perguntas a respeito do que está sendo ensinado, porque só tem acesso parcial ao conteúdo. "Mais de 90% dos momentos de comunicação em sala de aula de física utilizam o perfil que descrevi. Nisto reside uma parte das dificuldades enfrentadas pelo aluno cego."
Segundo ele, não há soluções definitivas para ensinar todos os conteúdos de física para quem não vê, mas é preciso dar mais atenção a outros canais de comunicação. "De um lado, não podemos comunicar coisas estritamente visuais a um cego total de nascimento. Contudo, de outro, nos faz pensar que as outras experiências (táteis, auditivas etc) são fundamentais para a construção de realidade, pois, pelo contrário, como estaria o cego no mundo? Ele é um individuo que está ai, pensa, vive e muito bem sem a visão."
Camargo decidiu estudar a educação inclusive em
física porque, além de ele não enxergar desde os
9 anos, ele afirma que, "em ordem primeira de
importância, este é tema de grande necessidade
social" (Foto: Arquivo pessoal/Paulo Maciel)
Metodologiafísica porque, além de ele não enxergar desde os
9 anos, ele afirma que, "em ordem primeira de
importância, este é tema de grande necessidade
social" (Foto: Arquivo pessoal/Paulo Maciel)
Para entender como superar esse obstáculo, ele passou um ano coletando dados com a ajuda de estudantes de licenciatura em física e 35 alunos videntes e dois cegos. "Na primeira parte, desafiamos futuros professores de física da Unesp de Bauru a planejarem materiais e atividades de ensino de física adequadas para a participação de alunos com e sem deficiência visual. Na segunda parte da pesquisa, esses futuros professores aplicaram módulos de ensino de física sobre cinco temas. O curso todo levou 80 horas."
As aulas foram gravadas em vídeo e, depois do curso, todos os participantes da pesquisa foram entrevistados. "A análise desses materiais foi realizada durante os outros anos da pesquisa, 2006 a 2009", explicou Camargo.
Não sei por que, depois de um tempo, na escola tudo se torna enlatado
em livros e lousa e giz, de tal forma que toda aquela criatividade do
ensino infantil é esquecida"
Eder Pires de Camargo
professor da Unesp
professor da Unesp
Outros materiais que podem ser usados são barbante, arame, massa de modelar, isopor e pregos, entre outros. "Não sei por que, depois de um tempo, na escola tudo se torna enlatado em livros e lousa e giz, de tal forma que toda aquela criatividade do ensino infantil é esquecida. Não estou dizendo contra livros e lousa, e sim criticando seus usos exclusivos", afirmou Camargo.
Além disso, outra diferença nos hábitos do professor, na hora de pensar em como dar uma aula acessível para quem não consegue enxergar, é a necessidade de planejamento com maior antecedência. Isso permite a construção dos modelos adequados para o ensino do conteúdo específico da aula. Por isso, ele defende que, além do incentivo à formação qualificada do professor, é preciso que o governo dê, no caso das escolas públicas, a infraestrutura necessária para que o trabalho seja feito.
Na opinião do professor, essas condições ainda não são satisfatórias. Mas Camargo defende que de nada adianta constatar o estado das coisas hoje, principalmente considerando o sistema atual de ensino. "Eu diria que torna-se muito complexo e contraditório falar em inclusão no atual modelo de escola e sociedade, cujo ensinamento central é a competitividade e o acúmulo, valores divergentes aos apregoados pela inclusão.
Por isto, é preciso falar em inclusão em seu sentido prospectivo, porque a inclusão não está pronta, constituindo uma meta a ser atingida, uma meta de uma nova sociedade e de um novo modelo social."
Fonte: G1
- Gerar link
- Outros aplicativos
Marcadores:
nacionais
Postagens mais visitadas
Postado por
Unknown
Concursos com inscrições abertas reúnem 25,9 mil vagas em todo o país
- Gerar link
- Outros aplicativos
Postado por
Altaneira FM
- Gerar link
- Outros aplicativos