Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Cursos semipresenciais da UFC ofertam 1.393 novas vagas; ENEM é critério de seleção


Imagem: Alunos dos cursos semipresenciais utilizam o ambiente virtual de aprendizagem Solar.Novas ofertas da modalidade de Educação a Distância (EaD) foram confirmadas, em agosto, pelo Ministério da Educação para os semestres de 2013.2 e 2014.1. No Ceará, são 1.982 vagas públicas de graduação, ofertadas através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) por três instituições, em sete municípios: Beberibe, Caucaia, Itapipoca, Jaguaribe, Quixeramobim, Redenção e Russas.
A Universidade Federal do Ceará oferece o maior número de vagas: 1.393, em seis municípios (com exceção de Redenção), representando mais de 70% das oportunidades de graduação. São sete cursos de licenciatura: Física, Letras – Espanhol, Letras – Inglês, Letras – Português, Matemática, Pedagogia e Química.
Este ano, a UFC adota o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) também para ingresso aos cursos semipresenciais, porém as vagas disponíveis não entram na oferta do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Após as provas do ENEM, marcadas para os dias 26 e 27 de outubro, será lançado edital para que os interessados, com a nota obtida no Exame, façam a opção de curso e de polo.
O ensino a distância é uma modalidade que permite, principalmente, a formação de professores no Interior do Estado. Mas também oferece a oportunidade de pais e mães cursarem a universidade sem deixar para trás suas famílias, assim como profissionais que vislumbram novos caminhos pela Educação Superior, sem a necessidade de deslocamento para os grandes centros. A EaD é uma das maiores contribuições para o incentivo ao desenvolvimento de municípios com baixos Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
De acordo com João Vianney, membro do Conselho de Ética da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o próximo ano será de expansão acelerada da educação a distância no Brasil. Os maiores beneficiados serão as instituições preocupadas com a aprendizagem, pesquisa, tecnologia e competitividade. Em entrevista ao site Ache seu Curso, o consultor ressaltou o trabalho do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual), unidade acadêmica da UFC responsável pelos cursos de graduação a distância. "A pesquisa mudou para as empresas que produzem educação corporativa, hoje muito à frente das universidades. Praticamente o único núcleo universitário preservado foi o da UFC, onde o Prof. Mauro Pequeno conseguiu institucionalizar e especializar um departamento completo de EaD na Universidade", comenta.
Fonte: Renata Mendes, da Assessoria de Comunicação do Instituto UFC Virtual – fone: 85 3366 9509

Fonte: UFC

Postagens mais visitadas