Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Ateliê Internacional de Dança começa nesta segunda


Durante duas semanas profissionais, pesquisadores e estudantes se ocupam de estudos sobre O Devir das Técnicas de Dança na Contemporaneidade com renomados profissionais como Regina Advento, Peter Goss, Sônia Mota, Fabrice Ramalingon, Andrea Tallis, Angel Vianna e Vanilton Lakka. Palestras abertas no dia 11 de julho.
O projeto Ateliê Internacional de Dança – AID, que tem apoio do Governo do Estado do Ceará. por meio da Lei do Mecenato de Secretaria da Cultura, inicia nesta segunda, 8, com ações formativas para estudantes, profissionais e artistas do corpo de todo o Brasil. A programação que vai até o dia  20 de julho de 2013 reúne profissionais do Brasil e de outros países estarão em Fortaleza orientando cursos e palestras. Os participantes, selecionados a partir das inscrições realizadas de 2 de maio a 7 de junho, vão se ocupar com estudos teórico-práticos sobre O Devir das Técnicas de Dança na Contemporaneidade.
Esta é a primeira edição do projeto que  tem a proposta inédita de formação em dança com o objetivo de promover o estudo e a problematização das distintas técnicas e métodos de dança que referenciam processos de formação e criação na contemporaneidade. A iniciativa, de Ernesto Gadelha e Paulo Caldas, ambos bailarinos e pesquisadores do corpo, é dar acesso qualificado e aprofundado a determinados tipos de informação, como as técnicas e práticas corporais, que tornam-se possíveis apenas através de vivências presenciais.
Os idealizadores explicam que projetos como este vêm sendo realizados em vários países do mundo, representando para muitos estudantes e artistas uma possibilidade única de acesso a uma multiplicidade de modos singulares de perceber e organizar o corpo na dança. “Tais iniciativas têm se revelado plataformas privilegiadas de conexão entre visões, percepções e práticas de diferentes contextos, funcionando ainda como lugar de encontro e estabelecimento de laços artísticos, afetivos e colaborativos entre estudantes e profissionais de dança de todo o mundo”, esclarecem.
Os cursos, ao todo oito, terão cada um, carga horária de 15h/a. São eles: Espaços do Corpo, com Peter Goss (França); Dança de Rua e Contemporânea, com Vanilton Lakka (Brasil - MG); Conscientização do Movimento e Jogos Corporais, com Angel Vianna (Brasil - RJ); Arte da Presença, com Sônia Mota (Brasil - MG); Dança Clássica e Improvisation Technologies (W. Forsythe), com Andrea Tallis (Alemanha / EUA) e Elementos do Movimento, com Regina Advento (Alemanha/ Brasil); a residência artística Da ideia à forma, com Fabrice Ramalingon (França), será de 40h/a.
O AID disponibilizou hospedagem para 20 alunos que moram em outras cidades do país. Esta edição é realizada em cooperação com a Coelce, Casa de Cultura Alemã, Academia de dança Vera Passos, Vila das Artes, Universidade Federal do Ceará, através do ICA (Instituto de Cultura e Arte), Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará e Funarte. Produção da Via de Comunicação. Direção artística e pedagógica de Ernesto Gadelha e Paulo Caldas.
PALESTRAS "O Devir das Técnicas de Dança na Contemporaneidade", com Héctor Briones, Patrícia Caetano e Thereza Rocha
Entrada franca, sem necessidade de inscrição.
Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro)
Dia 11 de julho de 2013, das 19h às 21h.
Héctor Briones: Professor adjunto do Curso de Teatro-Licenciatura do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Artes Cênicas pelo PPGAC - Universidade Federal da Bahia (2007 - 2011). Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA (2006/07). Ator e licenciado em Atuação formado pela Pontificia Universidad Católica de Chile (1994 - 1998). Sua investigação acadêmica-artística vem se debruçando no estudo de processos da arte do ator e da encenação que partem da espacialidade cênica tomando como eixo textos contemporâneos de autores latino-americanos. Também é pesquisador e professor teatral da cena contemporânea, com foco na história do teatro e nas teorias da cena: Teatro Ocidental do século XX e Teatro Latino-americano contemporâneo.
Patrícia Caetano: Professora dos cursos de licenciatura e bacharelado em Dança do Instituto de Cultura e Arte - ICA, da Universidade Federal do Ceará-UFC. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2012). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2002) e formação profissional em Dança Contemporânea pelo Centro de Estudos do Movimento e Artes - Escola Angel Vianna (1999). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Somática, atuando principalmente nos seguintes temas: dança contemporânea, performance, teatro físico e terapia corporal.
Thereza Rocha: Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012); Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ (2001); Bacharel em Comunicação Social/Cinema pela UFF (1996). Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Artes e professora assistente do setor de Estudos Teórico-Filosóficos em Dança do Instituto de Cultura e Arte da UFC - Universidade Federal do Ceará. Diretora e dramaturgista de espetáculos, é autora do livro Diálogo|Dança (São Paulo: SENAC, 2012) junto com Márcia Tiburi. Pesquisadora de dança e teatro, atua principalmente nos seguintes temas: dança contemporânea, dança e filosofia, arte e cidade, história do corpo, corpo e linguagem e estética.
PROGRAMAÇÃO
CURSOS_
na Academia de dança Vera Passos

\\ de 8 a 12\07
10h – 13h | Espaços do Corpo – Peter Goss (França)
14h – 17h | Conscientização do Movimento e Jogos Corporais – Angel Vianna (Brasil – RJ)
\\ de 15 a 19\7
10h – 13h | Dança de Rua/Dança Contemporânea – Vanilton Lakka (Brasil – MG)
10h – 13h | Arte da Presença – Sônia Mota (Brasil – MG)
15h – 18h | Improvisation Technologies (W. Forsythe) – Andrea Tallis
15h – 18h | Elementos do Movimento – Regina Advento (Alemanha / Brasil)
na Vila das Artes10h – 11h30 | Dança Clássica- Andrea Tallis (Alemanha / EUA)

RESIDÊNCIA \\ de 15 a 20\07
na Vila das Artes
14h – 20h30 | Da ideia à forma– Fabrice Ramalingon (França)
Breve currículo dos participantes
Andrea Tallis: Coreógrafa, bailarina e professora da Graduação em Dança da Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Frankfurt. Foi integrante do Ballet Frankfurt, dirigido por William Forsythe e professora convidada em várias companhias de dança da Europa e dos Estados Unidos. Angel Vianna: Criadora do método Angel Vianna, é figura referencial da dança contemporânea brasileira, tendo influenciado e formado várias gerações de artistas da dança. Fabrice Ramalingon: Coreógrafo de grande projeção no cenário francês trabalhou com artistas de renome mundial como Dominique Bagouet, Trisha Brown, Benoit Lachambre, Boris Charmatz e Anne Collod. Desde 2006 dirige a companhia R.A.M.a. Peter Goss: Sul-Africano radicado na França, é referência no ensino da dança contemporânea para várias gerações de bailarinos franceses. Regina Advento: Bailarina do Tanztheater Wuppertal, criado por Pina Bausch, há mais de 15 anos. Sônia Mota: Bailarina, coreógrafa e professora de renome internacional, dirige atualmente a Cia. De Dança Palácio das Artes (BH). Vanilton Lakka: Bailarino, coreógrafo e professor, atua na interface entre a dança de rua e a dança contemporânea.
Profissionais realizadores do AID_
Direção Artística e Pedagógica: Ernesto Gadelha - Bailarino e professor com atuação no Brasil e exterior, é graduado em pedagogia da dança pela Ballettakademie Köln e pós-graduado pela Folkwang Hochschule (Alemanha). Atua regularmente como curador de festivais e como gestor na área de dança. Coordena a Escola Pública de Dança da Vila das Artes- Prefeitura de Fortaleza. Paulo Caldas - Coreógrafo, criou a companhia Staccato em 1993. Desde então, tem merecido prêmios nacionais e internacionais. Seus espetáculos já foram apresentados em diversas cidades no Brasil, Alemanha, Estados Unidos, França, Itália e Japão. É codiretor do dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança e professor dos cursos de Dança da Universidade Federal do Ceará.
[Serviço]
Ateliê Internacional de Dança
Fortaleza | Ceará

De 8 a 20 de julho de 2013
_ informações pelo (85) 3264-7231
Endereço: Academia de dança Vera Passos
Rua José Vilar, 2707, Dionísio Torres
e
Vila das Artes
Rua 24 de Maio, 1221, Centro
Telefone (85) 3105-1402
Sugestão e contatos para entrevistas Ernesto Gadelha (85) 8644 6561
Paulo Caldas (85) 8151-2474
Informações para a Imprensa:
Telefone: (85) 8858-4774
Kátia Karan ( katia.karan@gmail.com)


Fonte: SECULT  ( Secretária  do Estado do Ceará)

Postagens mais visitadas