Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

TCU determina monitoramento de pontes e viadutos federais em situação crítica

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deverá identificar pontes e viadutos que pertencem à malha rodoviária federal que estão em situação crítica para, em seguida, realizar a reparação dos danos. 
A determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) também considera que o Dnit deverá estabelecer critérios, metodologia e plano de ação para a prevenção periódica de estruturas menos comprometidas. No total, mais de 5 mil obras precisam de inspeção.
As demandas foram repassadas após auditoria realizada em 2011 e 2012. O monitoramento avaliou ações desenvolvidas pelo Dnit para manutenção, conservação e reparo das estruturas.
No período, das cinco determinações encaminhadas, a elaboração de plano de ação foi considerada integralmente cumprida. Já as providências para que o órgão cumpra a determinação de complementar e manter atualizado o sistema estão em estágio avançado, com previsão de conclusão para o final de 2013.
O cumprimento das determinações relacionadas à necessidade da recuperação de estruturas em estado crítico e à adequação dos recursos humanos existentes nas unidades locais do Dnit para fiscalizar as atividades de inspeção, manutenção e recuperação das pontes e viadutos, estão em andamento.
De acordo com o monitoramento, também foi identificada a ausência de programa de manutenção preventiva das estruturas em melhor estado de conservação.
O relator do processo, ministro José Múcio Monteiro, declarou que “a inexistência de iniciativas nesse sentido propicia que falhas de fácil correção transformem-se, ao longo do tempo, em patologias graves cujo reparo será substancialmente mais oneroso”.

Fonte: Ceará Agora
Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »