Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Secretário e Vereadores participam de reunião/debate sobre Transferência dos Ativos de Iluminação Pública

Ariovaldo Soares entre os vereadores Genival, Edezyo e Antonio Leite - foto Adeilton 
O Secretário de Administração e Finanças, Ariovaldo Soares Teles, os Vereadores Antonio Leite (PRB), Edezyo Jalled (PRB), Genival Ponciano (PTB) e Professor Adeilton (PP) participaram na manha de ontem (27/05) no Auditório do Banco do Brasil de uma reunião de Orientação sobre a Transferência dos Ativos de Iluminação Pública aos Municípios cearenses.
O evento promovido pela Associação dos Prefeitos e Municípios do Estado do Ceará - APRECE era direcionada aos prefeitos e prefeitas cearenses, bem como os procuradores jurídicos de cada município, no entanto o Secretário Ariovaldo Soares Teles convidou os vereadores para participarem da reunião objetivando fornecer subsídios aos parlamentares para que os mesmos aprovem o Projeto de lei que trata da implantação da Contribuição sobre Iluminação Pública na cidade.


Na ocasião, foram apresentados aspectos práticos e jurídicos para o questionamento judicial desta transferência. O encontro contou com a participação do Advogado Tiago Bitu, Procurador do Município de Beberibe.
Para a presidente da APRECE, Adriana Pinheiro, essa iniciativa é um dos encaminhamentos demandado pelos filiados da Aprece que estiveram presentes na última reunião sobre o tema, realizada no último dia 9 de abril, abordando as exigências da Resolução da ANEEL nº. 414 (09/09/2010).
Segundo o Vereador Adeilton Silva a APRECE orienta a municípios não assinarem o contrato com a COELCE sobre a Transferência dos Ativos de Iluminação Pública e ainda que ajuízem ações questionando a constitucionalidade da Resolução 414 da ANAEEL, uma vez que a mesma infringe vários dispositivos legais, entre eles a autonomia financeira dos municípios.
“O Procurador do Municípios de Beberibe, Dr Tiago Bitu, fez uma belíssima explanação e defesa da minuta da petição que os municípios deverão ajuizar em contrário a Resolução da ANAEEL sobre a transferência da responsabilidade na manutenção dos serviços de iluminação pública. Da forma que os municípios cearenses estão estruturados não há condição financeira de efetuarem tais manutenções” postou o Vereador Adeilton. 

Para o Vereador Edezyo Jalled a reunião foi muito proveitosa e várias duvidas foram sanadas o que possibilita uma melhor análise do Projeto de Lei do Poder Executivo sobre a Taxa de Iluminação Publica no Município de Altaneira.

Os vereadores Edezyo e Adeilton, respectivamente lideres dos blocos da maioria e da minoria, postaram na rede social Facebook fotos descontraídas da viagem, mostrando um clima de companheirismos e harmonia entre os parlamentares da situação e oposição na Casa.
Segundo o Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Altaneira, Junior Carvalho, os vereadores não receberam diárias para viajarem, as despesas foram custeadas por cada um.



Fonte: Blog de Altaneira

Postagens mais visitadas