Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

Escola de Ensino Médio é inaugurada neste domingo (19) na comunidade rural de Assaré



Os jovens da comunidade rural Serra de Santana, em Assaré, localizado na região do cariri cearense, passaram a contar de forma oficializada neste domingo, 19 de julho, com mais oportunidades de estudo e também preparação para o mundo do trabalho com a implantação da Escola de Ensino Médio Patativa do Assaré.

Apresentações artísticas marcam a inauguração da EEM Patativa do Assaré, em Serra de Santana. Foto: Prof. Danilo Martins.
A instituição de ensino foi construída com 2.074,72 metros quadrados e tem 12 salas de aula com capacidade para atender até 480 estudantes por turno (manhã, tarde e noite). No espaça há ainda biblioteca, laboratórios de Informática e de Ciências nas disciplinas de Química, Biologia, Física e Matemática e uma quadra poliesportiva. O grêmio estudantil contará com uma sala a sua disposição.

O Departamento de Arquitetura e Engenharia – DAE, órgão pertencente a Secretaria de Infraestrutura do Estado – Seinfra acompanhou todo o processo de construção dessa escola na área rural que possui a mesma estrutura das implantadas nas cidades.

Governador Camilo ao lado do prefeito
Samuel, do Dep. Sineval Roque e do Presidente
do FNDE, Idilvam. Foto. Danilo Martins.
Um dos grandes objetivos da construção dessa unidade de ensino foi ampliar a rede estadual de ensino no Interior, indo de encontro a melhoria do acesso, da permanência e do desempenho dos alunos.

A inauguração contou com a presença de professores, alunos, demais membros dessa comunidade rural e de cidades vizinhas, além ter tido a presença de representantes da Décima Oitava Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 18, do Prefeito de Assaré, Samuel Freire, do Governador Camilo Santana, dos Secretários do Estado Maurício Holanda (Educação) e Dedé Teixeira (Desenvolvimento Agrário), do superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia – DAE, Sílvio Gentil e do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, Idilvan Alencar. Marcaram presença ainda prefeitos, vereadores e secretários municipais e os deputados Domingos Neto e José Guimarães (federais) e Sineval Roque (estadual). 

Camilo Santana, Samuel Freire, Idilvam e demais membros
na inauguração da escola. Foto: Prof. Danilo Martins.
O nome escolhido para esta instituição de ensino é uma homenagem a Antônio Gonçalves da Silva, conhecido popularmente por Patativa do Assaré. Ele nasceu  em Serra de Santana, em 1909 e ganhou reconhecimento mundialmente como poeta popular mostrando em  seu trabalho a vida do homem no sertão, através de uma linguagem simples e poética.

A nova EEM ficará sob a responsabilidade da Crede 18, sediada em Crato. A regional passa a contar com 30 escolas, das quais, 21 ofertam Ensino Médio, seis são de Educação Profissional, duas de Ensino Fundamental, além de um Centro de Educação de Jovens e Adultos - Ceja.
Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »