Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Anvisa aprova indicação da vacina Prevenar 13 para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos

vacina
Em 2014, SUS registrou, por exemplo, a internação de 15.730 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos por pneumonia
Foto: Manuella Brandolff/ Palácio Piratini/ Fotos Públicas 
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de ampliar no País a indicação da vacina Prevenar 13, que protege contra infecções causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, como é o caso da pneumonia. Desenvolvido pela Pfizer, o imunizante já era indicado no Brasil para crianças de até seis anos de idade incompletos e adultos a partir dos 50 anos. Agora, poderá ser utilizado também por indivíduos entre 6 e 17 anos de idade.
A pneumonia pneumocócica é o tipo mais comum de pneumonia adquirida em comunidade.  Nos Estados Unidos, a doença atinge cerca de 900 mil pessoas por ano e metade deste total necessita de hospitalização. No Brasil, as doenças respiratórias representam a quinta causa mais importante de morte.  Nesse grupo de doenças, a pneumonia é a segunda causa mais comum de óbito e a principal de internação.
Em 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou, por exemplo,  a internação de 15.730 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos por pneumonia.  A regiões mais afetadas foram o Nordeste e o Sudeste.
A pneumonia pneumocócica pode acarretar complicações importantes, como insuficiência respiratória e cardíaca. Pessoas com doenças crônicas, como diabete, são mais propensas a desenvolver doenças pneumocócicas e podem ter afetadas suas funções físicas e vitais, atingindo a saúde de forma significativa.
Prevenar 13
A vacina pneumocócica conjugada 13-valente protege contra os sorotipos 1, 3, 4, 5, 6A, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F e 23F, que estão entre os mais prevalentes em todo o mundo. É a vacina pneumocócica conjugada mais usada em todo o mundo. Foi introduzida para uso de bebês e crianças em dezembro de 2009 na Europa e já está aprovada em mais de 120 países no mundo. A vacina também foi aprovada para adultos com 50 anos ou mais em mais de 90 países. Esse é o caso do Brasil, que em 2013 recebeu a aprovação da Anvisa para uso nesta faixa etária. A imunização já era indicada para crianças de até seis anos incompletos. 
FONTE Diário do Nordeste

Postagens mais visitadas