Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará incentiva redução geral de gastos





O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) já está pondo em prática campanha para estimular o uso moderado dos recursos utilizados em suas atividades rotineiras, como água, energia elétrica, papel e copos descartáveis. São itens de utilização intensiva e que terminam pesando no cômputo geral dos custos. Com o mesmo propósito também deverão vigorar ações para contenção de outros gastos, incluindo combustível e passagens.
Em diversos ambientes internos da sede do órgão foram afixadas mensagens que alertam e orientam para cuidados que devem ser observados e que possam influir na produção dos resultados positivos pretendidos. A redução do consumo de água e energia “é fundamental, especialmente neste momento, quando as fontes de abastecimento e produção enfrentam dificuldades, trazendo de quebra a elevação dos preços”, esclarece o presidente da Corte, conselheiro Francisco Aguiar. E acrescenta: “esses são pontos de partida que iremos ampliando em várias direções”.
A política de sustentabilidade que o TCM se dispôs a aplicar, além de focar aspectos de natureza econômica, pretende, igualmente, estabelecer referências didáticas  que levem à participação de todos no esforço coletivo para melhor usufruto e gestão dos recursos disponíveis. O órgão já conta com uma estação de tratamento de esgoto (ETE) que, além de impedir a contaminação do lençol freático, possui mecanismo gerador de água de reuso, utilizada atualmente para irrigação das áreas verdes.
FONTE: Cearanwes7

Postagens mais visitadas