Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

IBGE vai priorizar Censo Agropecuário e pesquisa da base territorial

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição: Stênio Ribeiro
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) concentrará esforços, a partir de agora, no planejamento do Censo Agropecuário de 2016 e na redefinição do plano de trabalho da Base Territorial e do Cadastro de Endereços, com o cancelamento da contagem da população do próximo ano.
Em boletim interno, divulgado para seus funcionários, o IBGE, comunicou que a contagem da população não poderá ser feita porque, para isso, os preparativos deveriam ser iniciados ainda em 2015.
Procurado pela Agência Brasil, o IBGE informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o adiamento da pesquisa decorre do corte no orçamento do órgão para este ano. O IBGE reiterou, porém, que está preparado para fazer todas as pesquisas. O que inviabiliza a contagem populacional é o corte no orçamento, e não um problema interno na instituição. A contagem tem custo estimado de R$ 2,6 bilhões.
O instituto informou que serão preservadas as demais pesquisas, consideradas fundamentais para a radiografia macroeconômica do país, entre as quais o Sistema de Contas Nacionais, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) e a Pesquisa de Orçamentos Familiares.
FONTE Agência Brasil

Postagens mais visitadas