Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Hemoce realiza coleta de sangue em Altaneira

Nesta terça-feira o Hemoce esteve no CRAS de Altaneira  fazendo mais uma coleta de sangue, a coleta é feita em media, a cada quatro meses.


Enfermeira Mirna em momento da entrevista. Foto:Markos Lima.
A reportagem do Informativo Noticias em Destaque esteve no local das doações, onde a integrante da equipe do Hemoce a enfermeira Mirna cedeu entrevista e fala quais os procedimentos para a doação.
Saiba quais os procedimentos realizados pelo Hemoce:
A Identificação do Doador,no qual o doador procura a recepção e apresenta o seu documento de identificação (por determinação da Portaria nº 2.712, de 12 de novembro de 2013, do Ministério da Saúde, todos os doadores de sangue devem apresentar um documento de identificação oficial com foto, para garantir a fidelidade das informações). Será entregue uma senha para viabilização de seu cadastro e solicitadas informações para contato, de forma a garantir a comunicação do Hemoce com o doador. 
A Pré-triagem, após a realização de seu cadastro, serão realizados exames de verificação de pressão arterial, temperatura, dosagem de hemoglobina e verificação de peso.
Triagem Clínica onde  antes de doar sangue, o candidato passa por uma entrevista individual sobre hábitos, doenças passadas e atuais e medicamentos em uso
Voto de Auto exclusão, onde o doador tem a oportunidade de confirmar ou não a veracidade das informações prestadas durante a triagem clínica com o voto de auto-exclusão. Lanche no qual, antes da coleta de sangue, o doador faz um lanche para melhorar os níveis de glicemia (açúcar) e hidratação, diminuindo os riscos de passar mal ou ter outros problemas durante a doação.   
E a coleta de Sangue, nesta etapa o doador é orientado a lavar os braços (local da punção) com água e sabão. A doação é feita através de punção com agulha em uma veia do braço, com material estéril, descartável e padronizado, o que permite a coleta do sangue no tempo e quantidade adequados, além de assegurar que não haverá contaminação do doador.
A equipe do Hemoce informou que em media são coletado mais de 50 (cinquenta) bolsas de sangue em Altaneira, variando a cada coleta.



Doadores na recepção. Foto:Francilene Oliveira.
Foto:Francilene Oliveira.
Matéria sujeita alterações.

Confira o áudio da entrevista abaixo:



Postagens mais visitadas