Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

CE lidera alta na receita de serviços

Outubro representou para o setor de serviços cearense mais um mês de sucesso, de acordo com dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com alta de 13,4% sobre o mesmo mês do ano passado, o desempenho foi o melhor do País. Nos dez primeiros meses do ano, a alta acumulada no Estado é de 7,4%.
Entre os segmentos, o destaque continua sendo os serviços prestados às famílias. No mês investigado, a expansão da receita desta subárea chegou a 24,8% e, no ano, chega a 21,9%.
Rendimento cresce 5,2%
De acordo com o balanço nacional feito pelo IBGE, os serviços cresceram menos em outubro, sob o impacto das eleições realizadas no mesmo mês. A receita nominal, que não considera as perdas com a inflação, subiu 5,2% em relação a outubro de 2013. Em setembro, a alta tinha sido de 6,4%. “O desempenho do setor mantém a tendência de enfraquecimento, compatível com os principais condicionantes de demanda: mercado de trabalho, mercado de crédito e confiança do consumidor”, afirmou Rafael Bacciotti, analista da Tendências Consultoria Integrada.
Na avaliação do economista-chefe da Icatu Vanguarda, Rodrigo Alves de Melo, a pesquisa reforça a percepção de fraqueza da atividade econômica.
“A confiança do setor tem mostrado sinais ruins, o que casa um pouco com o tem acontecido com o dado”, disse. As eleições tiveram impacto direto na retração dos serviços audiovisuais e de promoção de eventos.
Dentro dos serviços prestados às famílias, o ramo de alojamento e alimentação cresceu 8,5%, mas a parte de outros serviços prestados às famílias recuou 3,5%, puxados pela promoção de eventos culturais, que abrangem atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Outro reflexo das eleições foi a redução do fluxo de passageiros corporativos em outubro, que prejudicou o resultado do transporte aéreo no mês. Houve alta de apenas 0,3% em relação a outubro do ano passado.
Diário do Nordeste / Iguatu noticias
Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »