Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Cientistas usam bactérias para produzir gasolina

Cientistas usaram amostras de bactérias do tipo Escherichia coli para produzir gasolina em pequena escala. A pesquisa foi tema de um artigo divulgado pela publicação de ciência mBio

As bactérias Escherichia coli são conhecidas por seus efeitos no organismo humano. Quando ingeridas pelo homem, algumas delas provocam diarreia, pneumonia e outras doenças.

No experimento, os cientistas analisaram como 40 diferentes genes influenciavam na produção de isopentenol por esse tipo de bactéria. O isopentenol é um composto que pode ser usado na produção de gasolina. Ele é produzido pelas bactérias a partir do mevalonato, composto orgânico presente em fungos que foi usado na experiência.

Após alterações genéticas nas bactérias, os pesquisadores constataram que a presença de determinados genes fazia com que elas aumentassem a produção de isopentenol em até 60% em comparação com o que produziam normalmente. Agora, os cientistas tentam aprimorar o processo para desenvolvê-lo em escala industrial.

No futuro, o isopentenol produzido por bactérias poderia ser usado na mistura de compostos que formam a gasolina vendida nos postos. Isso diminuiria o uso de combustíveis fósseis na gasolina e a emissão de carbono pelos veículos.

Fonte: Exame.com / Miséria

Postagens mais visitadas