Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Produção industrial cresce em 10 de 14 locais em agosto


A produção industrial aumentou em dez dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre julho e agosto. Os dados constam da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional), divulgada nesta quarta-feira (7).

Na série com ajustes sazonais, o Estado do Rio Grande do Sul registrou o melhor desempenho, com alta de 4,2% em agosto, na comparação com julho, seguido por Goiás, com avanço de 3,3%; e Espírito Santo, com aumento de 3,2% na atividade industrial, no mesmo período de comparação.

Houve, ainda, aumentos na produção das indústrias de Ceará (2,8%), Pernambuco (2,7%), Paraná (2,1%), Pará (2%) e São Paulo (0,8%), na mesma comparação.

Por outro lado, houve recuos expressivos nas atividades industriais de Amazonas (-4,5%), Bahia (-4,2%), Rio de Janeiro (-1,6%) e Região Nordeste (-1,2%), de julho para agosto.

Com o resultado, a indústria nacional subiu 0,7% entre julho e agosto.

Fonte: Valor / Miséria

Postagens mais visitadas