Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Brasil perde a liderança do ranking do otimismo

Em 2010, o país liderava esse ranking, com 79% de otimistas (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O brasileiro continua sendo um dos povos mais otimistas do mundo em relação à situação econômica do País. Mas o cenário está mudando e a perda de otimismo teve impacto nos gastos da nova classe média neste ano. Isso deve se repetir no próximo, dependendo da intensidade dos ajustes macroeconômicos, segundo consultorias especializadas.

Para 2015, especialistas acreditam que o ritmo de compras da nova classe média deve diminuir. No entanto, esse estrato social, que representa 50% da população e que desembolsou no ano passado R$ 1,2 trilhão, não deve abandonar o padrão de consumo conquistado.

"Eles entraram no mercado de consumo para ficar, sentiram o gosto do mel e não querem perdê-lo", afirma o diretor de serviços ao cliente da empresa de pesquisas Ipsos, Lawrence Mills. Na quarta-feira, 22, os executivos da empresa apresentaram cenários para 2015.

Dorival Mata-Machado, diretor da Ipsos Public Affairs, correlacionou a queda no otimismo do brasileiro com redução no ritmo de consumo.

Pesquisa da empresa feita em setembro com grupo de 24 países mostra que 57% dos brasileiros acreditam que nos próximos seis meses a economia estará forte ou muito mais forte. Isso coloca o País na vice-liderança do otimismo em relação à economia, atrás apenas da Índia (71%).

Apesar de o resultado ser favorável, a situação do Brasil já foi melhor. Em 2010, o País liderava esse ranking, com 79% de otimistas. E foi assim até abril deste ano. Em maio, o País perdeu o topo para a Índia. "Inicialmente a perda de otimismo estava relacionada com a inflação. Houve freada no consumo."

Pesquisa nacional feita pela Nielsen, que acompanha as compras de 137 itens, entre alimentos, bebidas, artigos de higiene e limpeza, mostra que, entre junho e agosto deste ano, o volume consumido desses itens cresceu 3,7% ante igual período de 2013, depois de ter aumentado 6,4% e 4,8% nos trimestres anteriores.

"A classe média, que representa 50% do consumo, teve uma contribuição bem inferior ao seu peso para o avanço das vendas no período", ressalta Sabrina Balhes, analista da Nielsen,

Nichos

Especialistas tanto da Ipsos como da Nielsen concordam que, para manter acesa a chama do consumo da classe C em 2015, será necessário explorar nichos de mercado. "Não dá mais para dar tiro de canhão e tratar a classe C de forma homogênea", diz Machado.

Como exemplo, ele cita a Casas Bahia, que acaba de abrir uma loja no Complexo do Alemão (RJ). "Certamente eles enxergaram a possibilidade de nicho." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estadão Conteúdo / Miséria

Postagens mais visitadas