Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Apesar dos tremores na costa do Ceará, nenhum efeito foi sentido

No Mapa de localização epicentral, os círculos amarelos representam os três sismos do dia 19/10. Os círculos laranja indicam os eventos do dia 20/10. (Foto: Sismos do Nordeste)
Dois tremores foram registrados na cordilheira meso-oceânica, na última segunda-feira (20). Esses eventos aconteceram a aproximadamente 1.270 km ao norte da costa cearense, segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Devido à grande distância, os tremores não foram sentidos pelas pessoas.

Ainda com informações da UFRN, a primeira vibração aconteceu às 13h22min, com intensidade de 4.9 graus na escala Richter. O segundo foi registrado às14h53min, marcou 5.1 graus. Dessa forma, foram cinco eventos ocorrendo com localização muito próxima um do outro, contando com os do último domingo (19).

Uma interpretação que foi difundida é que esses eventos aconteceram na costa do Ceará. Entretanto, vale ressaltar que os tremores foram registrados a 1.270 km, distância que separa os epicentros do litoral do Estado. Devido à distância e a magnitude, nenhum efeito foi sentido.

De acordo com o Laboratório, não é possível prever como será a evolução da sismicidade nessa parte da cordilheira meso-oceânica nos próximos dias.

Fonte: Diário do Nordeste / Miséria

Postagens mais visitadas