Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

Indústria do Ceará reduz desempenho em 1,3% no primeiro semestre

Produção física industrial teve queda no semestre por conta dos feriados decretados na Copa do Mundo (Foto: Diário do Nordeste)
A indústria do Ceará teve queda de desempenho em 1,3% no primeiro semestre de 2014 em comparação ao mesmo período de 2013, segundo dados do Panorama Industrial, publicação do Instituto Instituto de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Indi), pertencente à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), divulgada nesta terça-feira (23).

O estudo revela que apesar de a economia cearense se manter com patamares de crescimento superior à média nacional, a indústria do Estado não consegue se distanciar da crise apresentada pelo setor no País, apresentando retração em seus principais indicadores. O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 3,5% no primeiro semestre em comparação à alta nacional de apenas 0,5% no Brasil no período.

Queda na produção industrial é explicada por feriados da Copa

A redução do setor industrial cearense no primeiro semestre foi influenciada, principalmente, pelas quedas no desempenho da indústria de construção, - 1%, e de transformação, - 2,1 %. Com relação à produção física industrial do Estado, houve queda de 1,5%, em face da queda de 2,6% na média brasileira. De acordo com o estudo do Indi, isso é explicado pela retração no 2º trimestre, quando os diversos feriados da Copa do Mundo reduziram  o número de dias úteis.

O Panorama Industrial também aponta que houve uma queda de 18,5% nas importações, enquanto que nas exportações houve alta de 38,6%. O estudo atribui a expansão nas vendas para o exterior à comercialização de óleos combustíveis operações de transbordo da Petrobrás com produtos oriundos de outros estados, o que não ocorria com a mesma intensidade em anos anteriores.

Fonte: Diário do Nordeste / Miséria
Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »