Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Ceará é o terceiro estado do Nordeste com maior número de alunos em universidades

202 mil estudantes estavam matriculados no Ensino Superior, em 2013, no Ceará (Foto: Kid Junior)
O Ceará possuía, em 2013, 202 mil estudantes matriculados em instituições público e privadas de Ensino Superior. Destes, 71 mil estudavam em instituições públicas e 130 mil em unidades privadas. Os dados são do Censo da Educação do Ensino Superior divulgado nesta terça-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC).

Conforme o censo, o Estado é o terceiro do Nordeste com maior quantidade de alunos em universidades e faculdades, ficando atrás apenas da Bahia e de Pernambuco, que possuem 289 mil e 220 mil estudantes respectivamente. No ranking geral do País, o Ceará é o 11º com mais alunos.

Ao todo, no Brasil, o número de estudantes no Ensino Superior chegou aos 7,3 milhões em 2013,  quase 300 mil a mais do que no ano anterior. No período 2012-2013, as matrículas cresceram 3,8%, sendo 1,9% na rede pública e 4,5% na rede privada.

Os universitários estão distribuídos em 32 mil cursos de graduação, oferecidos por 2,4 mil instituições de ensino superior – 301 públicas e 2 mil particulares. As universidades são responsáveis por 53,4% das matrículas, enquanto as faculdades concentram 29,2%.

Fonte: Diário do Nordeste / Miséria

Postagens mais visitadas