Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Emissão de Carteira de Trabalho a estrangeiro cresce no Ceará

Entre janeiro e julho deste ano, foram emitidas 742 carteiras. Em 2013 foram 371
Entre janeiro e julho deste ano, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE/CE) emitiu 742 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) para estrangeiros. Em 2013, foram emitidas 371 carteiras.

Esse resultado representa uma aumento de 100%. A Coreia do Sul lidera o ranking das nacionalidades com 452 carteiras emitidas, seguida por Portugal com 61 e Itália com 39.

De acordo com o superintendente do Trabalho e Emprego no Ceará, Francisco Ibiapina, o aumento na emissão de CTPS para trabalhadores sul-coreanos “guarda relação com a Companhia Siderúrgica do Pecém”, empreendimento que está sendo construído pela empresa brasileira Vale em associação com as empresas sul-coreanas Dongkuk e Posco.

Fonte: Portal Brasil / Miséria

Postagens mais visitadas