Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Brasileiros deixaram de consumir quase 1300 toneladas de sódio

Acordo consegue reduzir mais de 1,2 mil tonelada de sódio em três alimentos (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Os brasileiros deixaram de consumir quase 1300 toneladas de sódio de alimentos industrializados, em 2012. Essa é uma boa notícia e significa que os produtos estão chegando às prateleiras com menos sódio.

A retirada do sódio do pão de forma, bisnaguinhas e macarrão instantaneo são fruto de um acordo assinado em 2011 entre a indústria de alimentos o Ministério da Saúde. Das 54 marcas analisadas, 40 diminuíram o sódio.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo máximo de cinco gramas de sódio por dia. O brasileiro consome mais que o dobro: 12 gramas por dia, de acordo com o Ministério da Saúde. O objetivo não é eliminar o sódio, mas combater o excesso provoca hipertensão e outras doenças.

Fonte: Jornal Hoje / Miséria

Postagens mais visitadas