Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Vacinação contra sarampo vai até sexta-feira, 25 de julho



Termina nesta sexta-feira, 25 de julho, a campanha de vacinação contra o sarampo no Ceará, iniciada em 27 de junho em 158 municípios. Pais e responsáveis devem levar as crianças aos postos de saúde e salas de vacinação dos 140 municípios queainda não atingiram a meta de imunização. A orientação do Ministério da Saúde é de vacinação de 95% das crianças em todas as faixas etárias de seis meses a menores de cinco anos, para interromper a cadeia de transmissão da doença. Até a manhã de quarta-feira, 23 de julho, a cobertura nos 158 municípios era de 55,48% da população-alvo de 310.838 crianças, com 172.457 doses aplicadas. Dezoito municípios já cumpriram a meta de imunização.
Os 26 municípios que já realizaram campanha de vacinação contra o sarampo imunizaram 97,83% das 283.222 crianças menores de cinco anos, com aplicação de 292.244 doses. A campanha de vacinação ocorreu no primeiro semestre deste ano nos municípios de Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Itaitinga, Pacajus, Pindoretama, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Guaiúba, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Amontada, Itapipoca, Miraíma, Trairi, Tururu, Umirim, Uruburetama, Aracati, Jaguaribe e Camocim. A campanha de seguimento estabelecida pelo Ministério da Saúde para todo o Estado, incluindo as duas etapas da campanha, imunizou, até agora, 78% das 595.060 crianças menores de cinco anos, com a aplicação de 464.701 doses da vacina.
A Secretaria da Saúde do Estado orienta os municípios que ainda não atingiram a meta de vacinação a adotar como estratégia a busca ativa de crianças não vacinadas em creches e escolas. Pais e responsáveis devem levar crianças de seis meses a menores de cinco anos para vacinar, mesmo que já tenham recebido a vacina tríplice viral na vacinação de rotina. Os municípios também devem intensificar as ações de
imunização contra o sarampo na vacinação de rotina da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, conforme definido no Calendário Nacional de Vacinação.
O Ministério da Saúde recomenda uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose da vacina tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade. Dos 10 aos 19 anos, devem ser aplicadas duas doses de vacina com o componente sarampo, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Entre os 20 e os 49 anos, a indicação é de uma dose da vacina.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado, no Ceará foram notificados 514 casos suspeitos de sarampo entre 25 de dezembro de 2013 e 20 de junho deste ano e confirmados 191 em 12 municípios: Fortaleza (123 casos), Aracati (1), Camocim (1), Caucaia (3), Itaitinga (1), Itapipoca (1), Jaguaribe (1), Maracanaú (2), Maranguape (1), Trairi (3), Tururu (2) e Uruburetama (52).
No Brasil, há evidências de interrupção desde 2000 da transmissão autóctone (ocorrida dentro do próprio território) do vírus do sarampo, mas o Ministério da Saúde confirmou vários casos importados entre 2001 e 2013. Antes do surto recente, o último caso confirmado de sarampo no Ceará ocorreu em 1999. A principal forma de prevenção é a vacinação, com a tríplice viral disponível nos postos de saúde
durante todo o ano. No Estado, a cobertura vacinal está acima da meta. Em 2013, a cobertura média dos 184 municípios foi de 102,66% em crianças com um ano de vida.

Fonte: Ceará Agora

Postagens mais visitadas