Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Produção de petróleo sobe 9,8% e de gás 12,9% em um ano


A produção de petróleo e gás natural em barris de óleo equivalente, em maio deste ano, foi 2,721 milhões de barris por dia, volume superior aos 2,67 milhões produzidos em janeiro de 2012 – o recorde anterior.
Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no mês passado foram produzidos 2,189 milhões de barris diários de petróleo e 84,5 milhões de metros cúbicos (m³) de gás natural.
Em relação a maio de 2013, o aumento no número de barris de petróleo chega a 9,8% e de gás natural a 12,9%. Em comparação ao mês anterior, o aumento foi 2% para os dois insumos.
Boletim da ANP indica que a produção de 84,5 milhões de m³  de gás natural em maio é recorde, superando a anterior, de 83,4 milhões, em março deste ano.
De acordo com a agência, 90,9% da produção de petróleo e gás natural foram provenientes de campos operados pela Petrobras - 92,2% da produção de petróleo e 72,7% da produção de gás natural foram extraídos de campos marítimos.
O Campo de Roncador, na Bacia de Campos, continua sendo o de maior produção de petróleo, com média diária de 249,2 mil barris. O maior produtor de gás natural foi o Campo de Leste de Urucu, na Bacia do Solimões, com média de 6,4 milhões de m³ por dia.
A maior unidade de produção continua sendo a Plataforma P-52, no Campo de Roncador, na Bacia de Campos, que produziu, em 14 poços a ela interligados, cerca de 134,8 mil barris de óleo equivalente por dia.
Fonte: Tribuna do Ceará

Postagens mais visitadas