Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Lista: 10 filmes inesquecíveis nos 100 anos da Primeira Guerra Mundial

O conflito armado durou quatro anos (1914-1918) e deixou 8 milhões de mortos marcou não apenas a história, mas também as telas de cinema de todo o mundo


I Guerra Mundial
Filmes inesquecíveis sobre a I Guerra Mundial (Arte: Tiago Leite)
Completando 100 anos em 2014, a I Guerra Mundial durou quatro anos (1914 à 1918) e cerca de oito milhões de homens morreram nos campos de batalhas. O conflito armado, que destruiu as finanças da Europa e acendeu a fagulha do nazismo na Alemanha, foi temas de diversos filmes. Mas que sempre fica à margem da história cinematográfica que a tão explorada II Guerra Mundial.
Com alusão ao seu centenário, o Tribuna do Ceará seleciona 10 filmes inesquecíveis sobre o acontecimento que marcou a história também nas telas de cinema de todo o mundo.
Wings
Asas (Wings, EUA, 1927) de William A. Wellman
Asas (1927): Dois jovens de classes sociais diferentes, se apaixonam pela mesma mulher pouco antes de tornarem-se pilotos de caça na 1 ª Guerra Mundial. O primeiro vencedor do Oscar de melhor filme levou também a estatueta de melhor efeitos visuais.
Sergeant York
Sargento York (Sergeant York, EUA, 1941) de Howar Hawks
Sargento York (1941): Biografia de um soldado americano que tinha a pretensão de ser um pacifista, mas que acaba se tornando um herói da 1 ª Guerra Mundial. No papel de protagonista, Gary Cooper venceu o Oscar de melhor ator.
Paths of Glory
Glória Feita de Sangue (Paths of Glory, EUA, 1957) de Stanley Kubrick
Glória Feita de Sangue (1957): Durante a 1ª Guerra Mundial, soldados se recusam a continuar com um ataque que parece ser suicida, e seus superiores decidem julgá-los e fazer deles um exemplo para toda a corporação nas trincheiras. Indicado ao BAFTA de melhor filme e ganhou em 1992 o registro do National Film Preservation Boar, como uma obra preservada para a história.
lawrence-of-arabia
Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia, Reino Unido/EUA, 1962) de David Lean
Lawrence da Arábia (1962): Durante a 1ª Guerra Mundial, um oficial militar britânico que serve no norte da África aceita a missão de ser observador na Arábia Saudita. Sua colaboração é decisiva para a união das tribos árabes contra os turcos no Oriente Médio. Vencedor de 7 Oscar, incluindo melhor filme e diretor.
Reds
Reds (Reds, EUA, 1981) de Warren Beatty
Reds (1981): Pouco antes da 1ª Guerra Mundial, um jornalista norte-americano torna-se um radical comunista e participa da revolução de outubro na Rússia de 1917. Ao voltar aos EUA, ele espera trazer o seu espírito de idealismo com um sonho de liderar uma revolução semelhante. Vencedor do Globo de Ouro de melhor direção e indicado ao Oscar de melhor filme.
Gallipoli
Gallipoli (Gallipoli, Austrália, 1981) de Peter Weir
Gallipoli (1981): Dois velocistas australianos se alistam no exército e se tornam soldados durante a 1ª Guerra Mundial. Quando são enviados para Gallipoli, na Turquia, participam da trágica batalha que entrou para a história. Indicado ao Leão de Ouro em Veneza e ao Globo de Ouro de filme estrangeiro.
Legends of the Fall
Lendas da Paixão (Legends of the Fall, EUA, 1994) de Edward Zwick
Lendas da Paixão (1994): Três irmãos se apaixonam por uma mesma jovem, a noiva do caçula, que vai servir na 1ª Guerra Mundial para provar o seu valor. O do meio, aprendeu com os índios a ter um espírito aventureiro e se alista para tentar proteger o irmão. Oscar de melhor fotografia.
merry-christmas-joyeux-noel
Feliz Natal (Joyeux Noël, França/Reino Unido/Bélgica/Romênia/Alemanha, 2005) de Christian Carion
Feliz Natal (2005): Enquanto a neve e presentes da família e do exército ocupam as trincheiras francesas, escocesas e alemãs, o Natal de 1914 acontece em plena 1ª Guerra Mundial. Durante a noite os soldados saem de suas trincheiras, deixam seus rifles de lado e apertam as mãos do inimigo ao confraternizar o Natal. Indicado ao Oscar e Globo de Ouro de filme estrangeiro.
Un long dimanche de fiançailles
Eterno Amor (Un long dimanche de fiançailles, França, 2004) de Jean-Pierre Jeunet
Eterno Amor (2004): Após o término da 1ª Guerra Mundial, uma mulher empreende uma busca incessante por seu noivo, que desapareceu nas trincheiras do Somme, durante o conflito armado. Drama romântico indicado ao Globo de Ouro de filme estrangeiro.
War Horse
Cavalo de Guerra (War Horse, EUA, 2011) de Steven Spielberg
Cavalo de Guerra (2011): Jovem camponês estabelece uma conexão jamais imaginada com o cavalo Joey. Com treinamentos e aptidões, a cavalaria britânica o leva embora para servir durante a 1ª Guerra Mundial. Nos campos de batalha e durante anos, Joey mostra toda a sua força e determinação. Indicado ao Oscar e Globo de Ouro de melhor filme (drama).
Fonte: Tribuna do Ceará

Postagens mais visitadas