Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

Iogurte ´gordo´ combate mais a obesidade do que versão zero

Estudo não identificou nenhum impacto significativo no risco de obesidade relacionado ao iogurte magro. (Foto: Getty Images)
Comer iogurte tradicional pode ajudar você a perder peso mais rápido do que se comer a versão com baixa gordura, diz um surpreendente novo estudo divulgado pelo site do jornal britânico Telegraph.

Pessoas que comem pelo menos um pote pequeno de 125 gramas da versão normal por dia estão 19% menos propensas a se tornarem obesas quando comparadas com as que comem menos de dois potes por semana.

No entanto, o hábito de comer o iogurte com menos gordura não demonstrou nenhum impacto significativo no risco de obesidade. Especialistas acreditam que isso se explica pelo fato de que a versão magra muitas vezes tem uma boa adição de açúcar.

Os efeitos do experimento foram mais notáveis em pessoas que seguiam uma dieta mediterrânea, rica em peixes, vegetais e azeite de oliva.

Segundo professor Miguel Martinez-Gonzales, da University of Navarra, na Espanha, as pessoas com boa aderência a este tipo de dieta podem tirar benefícios extras do iogurte. O alimento modifica a bactéria do intestino, melhorando a saúde como um todo.

A pesquisa analisou 8.516 homens e mulheres, durante seis anos, que inicialmente apresentavam um peso saudável. As conclusões mostram que a dieta rica em frutas e iogurte está associada a uma porcentagem 21% mais baixa de risco de obesidade.

Os especialistas reforçam que é possível ficar atento ao rótulo para verificar se as versões com zero gordura não apresentam teor maior de açúcar.

A dieta mediterrânea tem sido apontada como benéfica para a saúde de várias formas, uma vez que contém pouco açúcar e alimentos processados, ao mesmo tempo que é rica em saladas, vegetais e gorduras boas.

Fonte: Terra / Miséria
Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »