Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Frota de bicicletáxis levará torcedores até o estádio Castelão na Copa do Mundo

Bicicletáxis serão opção de transporte até o Castelão diante do bloqueio de tráfego nas vias de acessos ao Castelão durante a Copa do Mundo (Foto: Rafael Luis Azevedo)
Bicicletáxis serão opção de transporte até o Castelão diante do bloqueio de tráfego nas vias de acessos em dias de jogos (Foto: Rafael Luis Azevedo)


As obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo não avançaram em Fortaleza. Se a população lamenta, um casal aproveita a oportunidade. Nos seis jogos na cidade, Luis Carlos de Oliveira e Salete Arminda oferecerão transporte de torcedores em bicicletáxis até o Castelão. Será essa a única alternativa de transporte permitida pela prefeitura, que fará bloqueio de veículos nas quatro avenidas de acesso ao estádio. Assim como na Copa das Confederações de 2013, a orientação é que os motoristas deixem seus carros em sete estacionamentos e sigam ao Castelão em ônibus.
Os veículos vão parar em distâncias de 1 a 2 km do Castelão, dependendo da via. A partir desse ponto, é preciso caminhar, sob calor intenso. É aí que entram Luis Carlos e Salete, que oferecem o transporte no percurso em bicicletas articuláveis. “É uma opção para quem não quer andar tanto”, indica Salete.
“É uma opção para quem não quer andar tanto”. Salete Arminda.
A ideia foi lançada na Copa das Confederações. Um amigo viu a caminhada cansativa dos torcedores no primeiro jogo, Brasil x México. E sugeriu o serviço nas partidas seguintes, Espanha x Nigéria e Espanha x Itália. “Valeu a pena!”, exclama Salete, que trabalha com passeios de bicicleta na orla de Fortaleza, nas praias de Iracema e da Barra do Ceará.
Pedala, menino! A frota conta com 10 bicicletas comuns, 10 triciclos e 12 módulos para acoplamento na traseira, que fazem uma espécie de tremzinho. Em geral, cada triciclo carrega dois ou três módulos, assegurando o transporte de até seis pessoas ao mesmo tempo. Uma dessas é um dos filhos ou parentes do casal, que dão uma força nas pedaladas. Em 2013, eram cinco ajudantes. Agora, serão pelo menos dez.
A frota de bicicletáxis conta com 10 bicicletas comuns, 10 triciclos e 12 módulos para acoplamento na traseira.
São vários modelos de bicicletáxis disponíveis (Foto: Rafael Luis Azevedo)
São vários modelos de bicicletáxis disponíveis, para transporte de uma a seis pessoas (Foto: Rafael Luis Azevedo)
Na Copa das Confederações, a jornada foi das 9h às 22h, com cerca de 50 viagens por dia no percurso da Avenida Alberto Craveiro, que liga o Castelão ao aeroporto e à zona hoteleira. Pela corrida de 1,5 km e 10 minutos de duração, é cobrado R$ 5 por pessoa.
“Não faço ideia de quanto a gente ganhou, mas foi bem mais do que com os passeios da orla”, compara Salete. “Estamos esperançosos para a Copa”, reforça Luis Carlos. Para isso, a frota já está de prontidão.

Fonte: Tribuna do Ceará

Postagens mais visitadas