Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Cariri teve o registro de 23 homicídios em maio ou 6,38% dos assassinatos no Ceará

Cariri teve o registro de 23 homicídios em maio ou 6,38% dos assassinatos no Ceará. (Foto: Arquivo/Agência Miséria)
Nos cinco primeiros meses do ano 1.992 pessoas foram assassinadas no estado do Ceará. Somente na região do Cariri, já mataram 130 homens e nove mulheres totalizando 139 vítimas de homicídios. Isso representa 6,97% do total cearense ou um pouco menos que os 7,10% na comparação dos quatro primeiros meses. Na situação atual em se tratando do Cariri são 27,8 pessoas assassinadas a cada mês, enquanto em nível de estado são 398,4 homicídios em média a cada 30 dias.

No último mês de maio, o número de homicídios no Ceará aumentou de 351 para 360, enquanto houve uma queda em nossa região de 31 para 23 em todo o Cariri. No caso específico do quinto mês do ano, o percentual relativo na comparação com a nossa região foi de 6,38% ou um pouco menos que os 8,83% na comparativo de quatro meses. Antes, 27 pessoas tinham sido assassinadas em janeiro, 26 em fevereiro e 32 no mês de março, 31 em abril e 23 no mês passado no Sul do Ceará contra, respectivamente, 408, 394, 479, 351 e 360 nestes mesmos períodos em nível estadual.

Já a participação específica de Juazeiro do Norte no âmbito do Cariri continua sendo assustadora. Do total de 139 assassinatos nos cinco primeiros meses do ano, a Meca do Cariri registrou 71 representando, sozinha, 51,07% ou mais da metade do volume de homicídios na região. Somente em sete municípios caririenses não foram registrados assassinatos este ano quais sejam: Abaiara, Altaneira, Granjeiro, Jati, Potengi, Tarrafas e Várzea Alegre.

Fonte: Miséria

Postagens mais visitadas