Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

Alunos da UFC criam fontes gratuitas

Turma de primeiro semestre do curso de Publicidade e Propaganda concebeu série com 26 fontes

Fontes estão disponíveis para download em site
Fontes estão disponíveis para download em site
As fontes “Times New Roman”, “Arial” e outras centenas já têm concorrentes cearenses. Uma turma do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC) criou uma série com 26 alfabetos tipográficos, todos disponíveis para download.
A iniciativa partiu do professor Chico Neto, na disciplina de Fundamentos da Comunicação Visual. O docente queria que os alunos desenvolvessem uma relação entre o discurso verbal e o visual e, para isso, criou o First Type Project [em tradução livre: Projeto Primeiro Tipo].
O trabalho acadêmico seria inovador naturalmente, mas ganha um peso maior por ter sido realizado com alunos do primeiro semestre. “O que eu busquei nesse projeto foi o primeiro contato com a tipografia de uma forma mais instigante e cumprindo a missão da disciplina”, explica o professor.
No processo da experiência, os alunos aprenderam a fazer desenhos vetoriais com o uso de softwares e exploraram diferentes técnicas para gerar fontes digitais.
fontes
Turma foi a primeira do projeto (FOTO: Reprodução)
“Nunca tinha feito fonte nem nada parecido, para a turma toda foi bem gratificante. Me interessei pela parte da criação”, considera trabalhar em uma das áreas da profissão Carlos Almi da Rocha, criador da fonte Clock Carf. O calouro completa que aprecia aulas mais dinâmicas na universidade.
Continuidade
A família de fontes cearenses gratuitas vai aumentar nos próximos semestres, de acordo com Chico Neto. “Pela resposta que os colegas professores deram ao trabalho e pelas outras turmas, que acharam muito interessante, existe um cenário otimista que mostra que faz sentido continuar o trabalho”, empolga-se o docente.

Fonte: Tribuna do Ceará
Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »