Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Alunos da UFC criam fontes gratuitas

Turma de primeiro semestre do curso de Publicidade e Propaganda concebeu série com 26 fontes

Fontes estão disponíveis para download em site
Fontes estão disponíveis para download em site
As fontes “Times New Roman”, “Arial” e outras centenas já têm concorrentes cearenses. Uma turma do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC) criou uma série com 26 alfabetos tipográficos, todos disponíveis para download.
A iniciativa partiu do professor Chico Neto, na disciplina de Fundamentos da Comunicação Visual. O docente queria que os alunos desenvolvessem uma relação entre o discurso verbal e o visual e, para isso, criou o First Type Project [em tradução livre: Projeto Primeiro Tipo].
O trabalho acadêmico seria inovador naturalmente, mas ganha um peso maior por ter sido realizado com alunos do primeiro semestre. “O que eu busquei nesse projeto foi o primeiro contato com a tipografia de uma forma mais instigante e cumprindo a missão da disciplina”, explica o professor.
No processo da experiência, os alunos aprenderam a fazer desenhos vetoriais com o uso de softwares e exploraram diferentes técnicas para gerar fontes digitais.
fontes
Turma foi a primeira do projeto (FOTO: Reprodução)
“Nunca tinha feito fonte nem nada parecido, para a turma toda foi bem gratificante. Me interessei pela parte da criação”, considera trabalhar em uma das áreas da profissão Carlos Almi da Rocha, criador da fonte Clock Carf. O calouro completa que aprecia aulas mais dinâmicas na universidade.
Continuidade
A família de fontes cearenses gratuitas vai aumentar nos próximos semestres, de acordo com Chico Neto. “Pela resposta que os colegas professores deram ao trabalho e pelas outras turmas, que acharam muito interessante, existe um cenário otimista que mostra que faz sentido continuar o trabalho”, empolga-se o docente.

Fonte: Tribuna do Ceará

Postagens mais visitadas