Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Uece realiza II Diálogos sobre a Violência Doméstica e Familiar

O Núcleo de Apoio a Pessoas em Situação de Violência Doméstica e Familiar (NAVI), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realiza a partir desta segunda-feira (05) até quarta-feira (07), o II Diálogos sobre a Violência Doméstica e Familiar, o auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi.

Com o tema “Religião e Gênero”, a segunda edição do Diálogos  vai debater com a comunidade acadêmica – alunos, pesquisadores e professores – e com representantes de organizações religiosas e da sociedade civil as influências das diversas doutrinas religiosas na estruturação das relações sociais.

Não obstante à tese da secularização, a religião continua como uma força significativa na sociedade contemporânea, com sistemas definidos de autoridade, ética e moralidade.

“Em muitos desses sistemas, determinadas identidades de gênero são proscritas, as mulheres são excluídas do poder e os discursos religiosos passam ao largo das perspectivas de construção de uma cultura igualitária de gênero”, ressalta a coordenadora do II Diálogos sobre Violência Doméstica e Familiar, professora Marinina Gruska Benevides, do curso de Ciências Sociais da UECE.

O II Diálogos sobre Violência Doméstica e Familiar conta com a parceria do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas da UECE, do Observatório da Violência contra a Mulher (OBSERVEM), do Mestrado Acadêmico em História e Culturas (MAHIS) e do Curso de Ciências Sociais.


Fonte: Cearanews

Postagens mais visitadas