Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Confiança da indústria cai 4,6% em maio, diz FGV



O ICI (Índice de Confiança da Indústria) apurado na prévia da Sondagem da Indústria de maio ficou em 91,2 pontos, o que significa recuo de 4,6% em relação ao resultado final de abril, que foi de 95,6 pontos. Se este dado for confirmado no fim do mês, será o menor nível da confiança desde junho de 2009, quando estava em 90,7 pontos.
"Após a quinta queda consecutiva, o ICI aprofundaria o distanciamento em relação à média histórica", informou a Fundação Getulio Vargas, em nota. A média histórica recente do indicador está em 105,5 pontos.
O resultado foi influenciado pela deterioração tanto das avaliações sobre o momento presente quanto das expectativas em relação aos meses seguintes. A prévia de maio mostra que o ISA (Índice da Situação Atual) recuou 4,8%, para 92,6 pontos. Enquanto isso, o IE (Índice de Expectativas) caiu 4,5%, para 89,7 pontos.
Nuci
O Nuci (Nível de Utilização da Capacidade Instalada) da indústria atingiu 84,3% em maio. O resultado é superior ao apurado no resultado final da sondagem de abril, que foi de 84,1%. A prévia dos resultados da Sondagem da Indústria abrange a consulta a 807 empresas entre os dias 05 e 19 deste mês. O dado final da pesquisa para maio será divulgado no próximo dia 28.

Fonte: R7

Postagens mais visitadas