Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Campanha de vacinação contra gripe termina dia 30 no Ceará






O período de maior circulação do vírus da influenza está sendo agora no mês de maio, conforme o Ministério da Saúde. Como a vacina demora em torno de 15 dias para efetiva proteção, a Secretaria da Saúde do Estado  alerta que "quanto mais demorar para se vacinar, maior o risco do ser contaminado pelo vírus" e estabeleceu uma data para o encerramento da campanha de vacinação: próximo dia 30 de maio.

O alerta e o prazo para cumprimento da meta de vacinar 80% dos grupos prioritários estão em nota técnica feita pela Sesa nesta quinta-feira, 15 de maio. A nota foi encaminhada para todas as 22 regiões de saúde para conhecimento e mobilização dos coordenadores e profissionais de imunização em todos os municípios.

O primeiro prazo definido pelo Ministério da Saúde para o alcance da meta foi 9 de maio, mas como a maioria dos municípios brasileiros não atingiu prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação da Influenza,  sem fixar data. O início da campanha foi no dia 22 de maio.
No início da manhã desta sexta-feira, 16, no Ceará tinham se vacinado 951.480 pessoas, o que representa 53,66% da meta dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe. Quem deve se vacinar até o dia 30 de maio:

- Crianças de seis meses a menores de cinco anos
- Pessoas com 60 anos ou mais
- Pessoas com doenças crônicas
- Gestantes
- Puérperas até 45 após o parto
- Trabalhadores de saúde
- Povos indígenas
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou através das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Entre os cuidados simples para prevenir a gripe, está a lavagem das mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. Os sintomas da gripe são febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. O agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastro-intestinais, dor muscular intensa e prostração.

* Com informações da SESA


Fonte: Cearanews

Postagens mais visitadas