Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Após subir em abril, IGP-M recua 0,13% em maio, diz FGV

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) desacelerou da alta 0,78% em abril para queda de 0,13% em maio, informou, nesta quinta-feira, 29, a Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado do IGP-M de maio ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas do mercado financeiro consultados pelo AE Projeções, entre queda de 0,17% e alta de 0,10%, e a queda foi maior que a mediana estimada, de retração de 0,04%.
Entre os três indicadores que compõem o IGP-M, o IPA-M saiu de alta de 0,79% em abril para queda de 0,65% em maio. Na mesma base de comparação, o IPC-M saiu de elevação de 0,82% para alta de 0,68%. O INCC-M acelerou de 0,67% para 1,37%. A variação acumulada do IGP-M no ano até maio é de 3,22% e, em 12 meses, de 7,84%.

Fonte: R7

Postagens mais visitadas