Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Jovens criam programa de desconto para estimular coleta seletiva

Apenas 2% das 228 mil toneladas de lixo produzidas por dia no Brasil são recicladas. Em Fortaleza, 1 milhão de toneladas de lixo são recolhidas por mês, em média. Na maioria dos bairros, entretanto, a coleta seletiva é feita apenas por catadores e cooperativas comunitárias. Como forma de estimular a prática na cidade, de forma colaborativa, um grupo de jovens resolveu criar a campanha Verdesconto, nas redes sociais.
O projeto surgiu durante evento, realizado em novembro de 2013, de desenvolvimento de ideias inovadoras com o objetivo de criar negócios com grande potencial de disseminação. “Nasceu a vontade de criar um sistema de incentivo à reciclagem. Pensamos em um modelo que recompensasse as pessoas pela atitude positiva e pelo cuidado com o meio ambiente”, explica a estudante de publicidade e idealizadora do projeto, Luana Norões.
Em março de 2014, foi iniciada a campanha online no Facebook, a fim de sensibilizar as pessoas para a importância da coleta seletiva. O projeto funciona da seguinte forma: os interessados devem publicar no Facebook fotografias mostrando que realizam a coleta seletiva, utilizando a hashtag #verdesconto. Em troca, podem ganhar descontos e cortesias em uma hamburgueria de Fortaleza, a primeira empresa a aderir ao projeto.
Veja fotos:
Verdesconto

Verdesconto

Projeto pretende estimular as pessoas para a importância da coleta seletiva (FOTO: Divulgação)


“O objetivo é unir empresas e pessoas para reduzir a quantidade de resíduos recicláveis que são encaminhados aos aterros sanitários e recompensar quem pratica sustentabilidade”, explica Luana. Na página da campanha no Facebook, é possível encontrar ainda dicas de como gerenciar o lixo corretamente e mensagens em prol da sustentabilidade.
De acordo com a estudante de publicidade, a intenção é conseguir a adesão de mais empresas e instituições interessadas na parceria. Entretanto, apesar do crescimento da Verdesconto, Luana admite que mudar o hábito da população não é tarefa fácil. “Recebemos muito apoio e reconhecimento de empresas que querem se envolver com a causa, mas ainda temos um caminho a trilhar em relação à atitude das pessoas e fazê-las perceber o quão importante é ser sustentável. A mudança só depende delas”, enfatiza.


O próximo passo, agora, é lançar ainda neste ano um aplicativo para o celular. “Atuaremos de forma mais dinâmica, com promoções constantes”, promete.
Na página do Facebook são disponibilizadas dicas e mensagens em prol da sustentabilidade
Na página do Facebook são disponibilizadas dicas e mensagens em prol da sustentabilidade
Saiba mais sobre a coleta seletiva
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Exemplos de produtos recicláveis:
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro;
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel;
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio;
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.

Fonte: Tribuna do Ceará

Postagens mais visitadas