Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Hemoce intensifica coleta de sangue para Semana Santa

Para doar sangue basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento oficial com foto. (FOTO: Flickr/ Creative Commons/ Fotos GOVBA)
Para doar sangue basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento oficial com foto. (FOTO: Flickr/ Creative Commons/ Fotos GOVBA)
A uma semana do feriadão da Semana Santa e Tiradentes, de 17 a 21 de abril, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) intensifica a captação de doações para garantir o estoque de sangue que vai atender a demanda de todo o Estado durante e depois dos cinco dias de folga.
Há necessidade de doações de todos os tipos de sangue, mas a carência é maior dos tipos A positivo e O negativo. É na Semana Santa que há a maior procura por sangue, por conta do aumento do número de atendimentos nas emergências dos hospitais. Ao mesmo tempo, as doações caem porque as famílias viajam, aproveitando o feriadão, e ainda porque, com as chuvas,  várias doenças se manifestam (viroses, dengue, gripes), impossibilitando a realização da doação.
O Hemoce está realizando coleta até o dia 16 de abril, das 15 às 20 horas, em todos os dias da semana, no segundo piso do Shopping Via Sul, na Avenida Washington Soares, 4335. Neste domingo, 13 de abril, também haverá coleta no hemocentro coordenador, Avenida José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo, das 8 às 13 horas. No fim de semana, a coleta acontecerá em Canindé.
 Na próxima semana, a coleta de sangue acontece na Praça do Ferreira, das 8 às 16 horas de segunda a quarta-feira e, na quinta-feira, das 8 às 12 horas. Na Sexta-feira da Paixão, 18 de abril, o posto de coleta do Hemoce no Instituto Dr. José Frota (IJF), Rua Barão do Rio Branco, 1816, Centro, recebe as doações das 13 horas às 17h30min.
Durante todas as coletas também haverá cadastro para possíveis doadores de medula óssea. Os pré-requisitos são: ter entre 18 e 55 anos, estar bem de saúde, não ter tido câncer, não ter comportamento de risco para DSTs, apresentar documento de identidade e comprovante de endereço.  Durante o cadastro deverá ser fornecido dois nomes e telefones de contatos, para que seja possível localizá-lo, caso haja compatibilidade com algum paciente. Hoje, o Ceará possui cerca de 120 mil pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Requisitos

Para doar sangue basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade, só podem doar se apresentarem o Termo de Consentimento para menores de 18 anos, que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. O Termo também está disponível no site do Hemoce.
Fonte: Tribuna do Ceará

Postagens mais visitadas