Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Dengue: técnicos do Ministério da Saúde avaliam situação em Campinas


Aedes aegypt, dengue, mosquito
Técnicos do Ministério da Saúde participam  de reuniões em Campinas para avaliar a situação  da dengue na cidade que já registrou 14 mil  casos  Agência Brasil/Arquivo

Técnicos do Ministério da Saúde participam hoje (22) e amanhã (23) de reuniões em Campinas para avaliar a situação epidemiológica da cidade que já registrou 14 mil casos de dengue tipo 1 só este ano. A reunião foi um pedido da Secretaria de Vigilância Sanitária de Campinas para pedir que o ministério auxilie o município a conter os casos da doença. As reuniões serão fechadas e começam a partir das 10h.
A explicação da Secretaria de Saúde de Campinas para o crescimento rápido do número de casos é a de que este é um tipo da doença que não aparecia desde a década de 1990, portanto as pessoas não estão imunes a ela. Além disso, o órgão reforça que este é um período em que normalmente o número de casos aumenta devido ao clima e ao ciclo da dengue que acontece neste momento.
O pedido de uma reunião com o ministério foi feito na segunda-feira (16) e um dos objetivos é intensificar a capacitação dos profissionais que lidam com o controle da doença na cidade. Entre as medidas tomadas pela prefeitura estão o aumento de cadeiras para hidratação com soro, o reforço das equipes e ampliação do horário de funcionamento do laboratório que faz o diagnóstico da dengue e a ajuda de 54 homens do Exército no combate à proliferação da doença.

Postagens mais visitadas