Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

Ceará é o estado com maior número de municipios atendidos pelo Mais Médicos

Em um balanço divulgado na tarde desta quarta-feira (9) pelo ministro da saúde, Arthur Chioro, o Ceará aparece como o estado que mais solicitou profissionais do programa Mais Médicos. Ao todo, 73 municípios cearenses foram assistidos até agora com a chegada de médicos do programa. A informação foi confirmada durante reunião do Conselho Nacional de Saúde.

Entre os dados revelados pelo ministro, não houve uma atualização do número de médicos do programa no Ceará. No último balanço, divulgado em março, o estado contava com cerca 750 médicos. Deste total, 97 estão na capital.

Arthur Chioro, disse que o Mais Médicos deve chegar a 14 mil profissionais trabalhando em todo o país. Ele lembrou que o programa tinha como meta 13 mil profissionais, mas, diante do pedido de cerca de 3 mil municípios, o governo ampliou as contratações.

“Abrimos inscrição e, para a nossa surpresa, 735 médicos se inscreveram em quatro dias”, disse. Do total de inscritos, 164 brasileiros e 53 estrangeiros confirmaram participação, além de 667 médicos cubanos cooperados. Ao todo, 884 médicos devem começar a trabalhar nas próximas semanas.

Durante a prestação de contas, o ministro informou que 279 municípios desistiram do programa. Os profissionais que estavam nessas localidades foram remanejados para parte dos 3 mil municípios que solicitaram número maior de médicos.

O estado com o maior desistência foi Minas Gerais (117 municípios), seguido por Mato Grosso (26 municípios) e pelo Piauí (28 municípios).

“Ao final, tivemos 4.152 municípios que aderiram ao programa, sendo que 279 desistiram. Nossa meta, que era 13.325, passou a ser 14.119 médicos”, disse. “Isso é um sucesso para a gente – atingir acima de 100% da meta”, concluiu.

Fonte: Diário do Nordeste / Miséria
Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »