Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Artesanato regional será exposto na Copa do Mundo

Artesãos como Francisco Ferreira Lima, o Francorli, aceleram a produção para enviar as peças às exposições em locais de jogos (Foto: Serena Morais/Jornal do Cariri)
Diversos tipos de artesanato da região estarão expostos no período de 12 de junho a 13 de julho, nos locais onde ocorrerão os jogos. Serão 12 Estados, com cerca de 60 mil peças de artesãos de todo o Brasil, relacionadas ao tema, que terão a oportunidade de divulgar a arte local para turistas do mundo inteiro. No Cariri, três artesãos estarão enviando trabalhos para serem expostos e comercializados, através do Projeto Vitrines Culturais, do Ministério da Cultura (Minc), e da Central de Artesanato do Ceará (Ceart).

Por conta do curto período estipulado para a produção das peças, os artistas trabalham a todo vapor.

Josefa Zuleide Ferreira, presidente da Associação dos Artesãos do Município do Barro, foi uma das selecionadas. “O fato do Brasil sediar uma Copa já é muito emocionante e quando soube que teria a oportunidade de participar da exposição, enviando peças da associação, fiquei mais feliz ainda. Vamos enviar 200 trabalhadas em fuxico e bordado boa noite”, explica.

Em Juazeiro do Norte, o artesão Francisco Correia Lima, Francorli, diz que deve enviar 400 peças para a exposição. “Como já tenho muitas encomendas e o período para produção é curto, vou enviar 400 xilogravuras. Já comecei a produzir com o tema profissões. Fico muito feliz em divulgar o artesanato local”, finaliza Francorli.

Fonte: Jornal do Cariri / Miséria

Postagens mais visitadas