Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Associação Médica Brasileira lança site para receber denúncias da população

O Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema público de saúde brasileiro. Criado há 25 anos, é considerado um dos maiores do mundo. Mas não é segredo que a população do Brasil é obrigada a conviver com uma série de problemas que prejudicam o desempenho.
Cerca de 68% da população depende exclusivamente do SUS, mas a falta de material, de leitos e até de médicos são só algumas das dificuldades encontradas no dia a dia de quem utiliza o serviço. Pensando nisso a Associação Médica Brasileira (AMB) lançou na última quarta feira (12) o site Caixa Preta da Saúde.
(FOTO: Tribuna do Ceará)
(FOTO: Reprodução)
A ideia surgiu a partir do que se vê diariamente: um caos na saúde pública. De acordo com o presidente da AMB, Florentino de Araújo Cardoso Filho, a associação se coloca ao lado da população brasileira, no sentido de trazer melhorias para a saúde.
“É um portal que todos têm acesso, para a população dizer como está a saúde na sua cidade, no seu estado, no seu hospital. Convocamos também os profissionais da saúde para denunciar. Mostrem o que acontece na saúde pública, e vamos tomar providencias para melhorar o caos que está instalado”, afirmou Florentino.
De acordo com a assessoria da AMB, eles não pretendem resolver todos os problemas do setor somente com o site, mas sim mostrá-los como realmente são, dando voz aos que mais precisam: os usuários do sistema público de saúde.
“Não posso dar uma opinião formal, pois não tenho aprofundamento do que se trata. Ouvi falar do site, e se for para o bem da saúde do país, é bem-vindo”, afirmou Lino Antônio Cavalcante, secretário-geral do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec).
Para denunciar, bastar acessar o site e indicar o estado, a cidade e o local onde o problema foi encontrado. É só clicar no mapa e relatar a reclamação, que pode ser feita de forma anônima ou não além de ser possível o envio de fotos e vídeos e qualquer um pode acessar o site e ver o que foi denunciado.
> LEIA MAIS
No Ceará já são três denúncias. Uma em Caucaia, uma em Maracanaú e uma em Sobral. O cidadão sobralense reclamou da falta de medicamentos no posto de saúde Padre Palhano.
A AMB pede ajuda dos brasileiros para “abrir essa caixa preta”. Além do site, a Caixa Preta da Saúde disponibiliza também uma página no Facebook e no Twitter.

Fonte: Tribuna do ceará

Postagens mais visitadas