Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

63% dos cearenses não costumam usar internet

Levando em consideração os números nacionais, a internet é o meio de comunicação que mais cresce no Brasil com relação ao uso. Apesar disso, a televisão ainda é o veículo favorito dos brasileiros, com 76,4% da preferência (Foto: Honório Barbosa)
Os cearenses acessam pouco a internet, tanto que 63% da população não costuma usar a rede mundial de computadores. Essa é a terceira pior porcentagem do País. Entretanto, aqueles que utilizam a tecnologia passam mais tempo navegando do que assistindo televisão ou ouvindo rádio, de acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 - Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira, divulgada, ontem, pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Com o objetivo de saber por quais meios de comunicação o brasileiro se informa, o Ibope Inteligência ouviu 18.312 pessoas em 848 municípios entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro do ano passado.

No Ceará, o instituto entrevistou 714 pessoas. Dessas, 63% nunca usam ou não costumam utilizar a internet. Neste quesito, o Estado fica acima unicamente de Alagoas, com 66%, e Piauí, onde 70% não são conectados. Além disso, somente 18% dos cearenses acessam a rede todos os dias. Neste quesito, o Estado fica à frente apenas do Piauí, com 13%, e do Maranhão, com 15%, e empata com Alagoas.

Por dia, os cearenses que usam a rede passam, em média, 3h04 conectados. No Nordeste, apenas os internautas do Piauí, que ficam online 2h40, e da Bahia, que acessam a internet por 3h01, têm média inferior. Sergipe é o que mais se destaca, pois a população passa 4h30 utilizando a internet.

Televisão
A Pesquisa Brasileira de Mídia informou ainda que 66% dos cearenses assistem televisão todos os dias. Enquanto isso, apenas 1% dos entrevistados disseram que nunca vêem TV.

Os cearenses gastam 2h53 vendo televisão por dia. Portanto, o Ceará é o segundo Estado do Brasil onde menos se passa tempo em frente ao televisor. Apenas o Piauí tem uma média menor, com 2h29.

Nacionalmente, a pesquisa revela que o meio de comunicação preferido dos brasileiros é a televisão, com 76,4%, seguida da internet, com 13,1%. Na faixa etária de 16 a 25 anos, a preferência pela TV cai para 70%, enquanto pela internet sobe para 25%. Assim, a internet é o meio de comunicação que mais cresce no Brasil com relação ao uso.

Para o professor do curso de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ricardo Jorge de Lucena Lucas, o baixo percentual de cearenses acessando a internet já era esperado devido à baixa renda do Estado. Ricardo Jorge destaca que muitas dessas pessoas estão mais preocupadas com a compra de comida, água e em pagar as suas contas.
Em relação ao maior tempo gasto na rede mundial de computadores, o professor destaca que, hoje, muitos internautas assistem televisão ao mesmo tempo em que estão na internet. "Antes, as pessoas saiam do cinema comentando o filme com os amigos. Hoje, elas vêem as novelas e vão comentando nas redes sociais. A tendência de quem tem essa cultura televisiva é agregar a internet a TV", afirmou.

Fonte: Diário do Nordeste / Miséria
Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »