Pular para o conteúdo principal

Destaques

STF julgará nesta quinta se aposentado que volta ao trabalho pode alterar benefício Ministros vão analisar a chamada 'reaposentação'. Decisões judiciais têm autorizado a medida, mas palavra final sobre o tema caberá ao STF. Ministros do STF reunidos no plenário do tribunal — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF O Supremo Tribunal Federal ( STF ) julgará nesta quinta-feira (6) se cidadãos aposentados que voltam ao mercado de trabalho podem alterar o benefício. Durante a sessão, os ministros vão analisar a chamada "reaposentação", isto é, a substituição de uma aposentadoria por outra mais vantajosa. Na  "reaposentação" , o tempo de serviço e o salário de contribuição anteriores à aposentadoria não entram na revisão do cálculo. Isso porque as contribuições ou o tempo de serviço posteriores à primeira aposentadoria são, por si só, requisitos suficientes para que o trabalhador obtenha um benefício com valor maior que o primeiro.

Primeira etapa do CopaMais prepara 860 cearenses para o mercado de trabalho

De simples espectadores a profissionais qualificados e comprometidos com a boa operação da cidade durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM. Os ótimos resultados do Curso de Formação Profissional de Massificação e Integração Social, o CopaMais, já podem ser visto na vida dos mais de 860 alunos que participaram da primeira etapa do programa. Na última sexta-feira (31), alunos de 43 turmas receberam certificado de capacitação em solenidade no Auditório Celina Queiroz, da Universidade de Fortaleza (Unifor), que contou com as presença do secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa; da reitora da Universidade de Fortaleza, professora Fátima Veras; e do pelo vice-reitor da universidade, professor Randal Pompeu.

A programação começou com apresentações musicais, seguida de palestra do secretário Especial da Copa 2014 no Ceará que apontou os impactos positivos da Copa das Confederações em diversos setores como; economia, turismo e geração de emprego e renda, além das expetativas para 2014. “Este é um momento de extrema importância para nós; é mais uma conquista entre tantas que esses megaeventos nos proporcionam. A Copa do Mundo vai mudar nossa realidade turística e econômica, colocando nosso estado na rota dos grandes eventos e do turismo internacional. Precisamos tirar bom proveito disso. Em 2013 foram gerados 11 mil postos de trabalho apenas no mês da Copa das Confederações e para 2014 esse número vai crescer e os cearenses serão, mais uma vez, beneficiados. Saber que estamos promovendo mudanças positivas na vida dessas pessoas nos enche de orgulho e de vontade de fazer mais e mais”, afirma Ferruccio.

Os alunos afirmam que antes mesmo do inicio dos jogos, já estão prontos para entrar em campo. Raquel Marques concluiu o curso de Organização de Eventos e diz que agora se sente preparada oferecer mão de obra de qualidade. “A experiência do curso me deixou segura, motivada. Pude aprimorar meus conhecimentos e saber o que o mercado está exigindo. Hoje posso afirmar que estou preparada para aproveitar as oportunidades que já começam a surgir”, aponta.

A capacitação de pessoas faz parte dos preparativos para a Copa do Mundo e é mais um legado importante gerado pela competição. De acordo com a coordenadora do CopaMais na Unifor, Juliana Monteiro, os cursos proporcionam grandes mudanças profissionais na vida dos estudantes. “Nós temos alunos que buscam a primeira qualificação, outros querem se reciclar e muitos querem mudar a área de atuação no mercado. Todos com boas expectativas e grande interesse em desfrutar desse momento aquecido na nossa cidade”, reforça.

CopaMais

O CopaMais é uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará, com a Universidade de Fortaleza. A meta é formar seis mil pessoas até a Copa do Mundo de 2014 e 12 mil pessoas até o fim do programa em diversas áreas como: turismo, comércio, serviços e línguas.

Já nessa primeira fase, os alunos que mais se destacaram durante as aulas serão encaminhados para realizar seleções em empresas privadas. Cerca de 100 vagas para trabalhos fixos e temporários já foram garantidas na rede hoteleira da capital.
A segunda etapa do programa começa na próxima semana. Serão mais 25 turmas e 1.000 novas vagas. As aulas serão ministradas mais uma vez na Universidade de Fortaleza a partir do dia 10 de fevereiro. A carga horária dos cursos varia ente 40 e 80 horas/aula.

Copa 2014: Maior e mais midiático evento do planeta

Segundo dados da FIFA, durante os jogos 2014 serão 73 mil horas de transmissão para 208 países, o que corresponde a uma TV ligada por oito anos e metade da população mundial sintonizada. A Federação Internacional indica ainda que são esperados cerca de 17 mil representantes da mídia credenciados para o evento. Conforme explicou o secretário, isso possibilita a consolidação de uma nova imagem e posicionamento turístico para o Ceará no mercado internacional, além de poder colocar o Estado como um dos principais destinos mundiais para a realização de grandes eventos.

03.02.2014
Assessoria de Comunicação da Secopa
Ciro Câmara / Ana Martins ( imprensa@secopa.ce.gov.br / + 55 85 3264.5359)

Postagens mais visitadas