Conheça a nossa Rádio | Conheça a nossa cidade

Kit de ciências começa a ser enviado para escolas públicas


As escolas receberão kits de Astronomia, Biologia, Física, Matemática e Química. [Imagem: AEB/Divulgação]
A Astronomia é uma das cinco disciplinas que integram um kit de ciências, que começa a ser distribuído em todas as escolas públicas do País.
Neste primeiro semestre, de 800 mil a um milhão de kits de cinco disciplinas - Astronomia, Biologia, Física, Matemática e Química - deverão ser entregues.
O grupo responsável pelo trabalho - das universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - defende a necessidade da incorporação do ensino de ciências no currículo desde os primeiros anos do ensino fundamental.
A intenção, de acordo com o professor Vanderlei Bagnato, é criar uma coleção que se transforme num laboratório itinerante dentro da escola: "Com esse kit queremos que as crianças pratiquem ciência como elemento educativo."
Dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2012 mostram que na área de ciências o Brasil está em 59º lugar em um ranking de 65 países.
Só 55,3% dos estudantes brasileiros alcançaram o nível 1 de conhecimento, ou seja, são capazes de aplicar o que sabem a poucas situações de seu cotidiano. Isso, segundo os professores, indica que há urgência em se melhorar a qualidade do ensino de ciências no País.
O kit de Astronomia "Explorando os céus", criado pelos professores Beatriz Barbuy, do Instituto de Física da USP, e Moyses Nussenzveig, é composto de um telescópio simples, com lentes que possibilitam visualizar as fases de Vênus e as luas de Júpiter, além de observar as crateras da Lua, os anéis de Saturno, algumas constelações e estrelas duplas.

Fonte: Inovação Tecnológica
Próxima página
« Página anterior
Próxima página
Próxima página »